IMINÊNCIA DE GREVE: Sindicato (Sindtanque-MG) ameaça greve por descongelamento do ICMS

Da Redação

O presidente do Sindtanque-MG (Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais), Irani Gomes, disse que, com o descongelamento do ICMS sobre os combustíveis, uma paralisação será inevitável.

Na semana passada, o Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, dos Estados e do Distrito Federal) decidiu não estender o prazo de congelamento da alíquota do imposto estadual que incide sobre os combustíveis.

A medida, adotada em novembro do ano passado, que vai até o último dia do mês de janeiro, foi uma tentativa dos governadores de mostrar que o tributo não é o maior responsável no aumento dos preços dos combustíveis.

“A categoria está indignada e sem condições para trabalhar. Pedimos encarecidamente aos governos federal e estadual que adotem medidas emergenciais para mudar esse quadro. Caso contrário, não teremos alternativa, vamos suspender as atividades”, disse Gomes em comunicado do sindicato.

Segundo o presidente do Sindtanque-MG, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), prometeu baixar a alíquota do ICMS de 15% para 12%. Mas, até o momento, nada foi feito.

“Esperamos que o governador cumpra com esse compromisso e atenda, de uma vez por todas, à essa antiga reivindicação dos transportadores, aproximando o ICMS do diesel em Minas com o de estados do Sudeste“, disse em nota enviada pela assessoria de comunicação do sindicato.

Gomes também criticou a política de preços da Petrobras, adotada desde 2016, que passou a equiparar o preço de derivados de petróleo nas refinarias a partir das cotações no mercado internacional. Segundo Gomes, desde então, a situação dos caminhoneiros se complicou e agora está “insustentável”.

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem