FACADA EM BOLSONARO: o que se sabe e os rumos da investigação até hoje. Impunidade?

© Fornecido por Poder360
Da Redação

facada no então candidato a presidente Jair Bolsonaro, em 2018, segue mobilizando o cenário político brasileiro. Alvo de questionamentos pelo chefe do Executivo, o ataque rende teorias da conspiração da direita à esquerda. O episódio teve papel relevante no último pleito, e pode ser abordado também nas eleições deste ano. Novos desdobramentos na saúde do presidente, como uma possível cirurgia, não estão descartados.

Bolsonaro foi esfaqueado quando cumpria agenda eleitoral em Juiz de Fora (MG), em 6 de setembro de 2018. O autor do ataque, Adélio Bispo de Oliveira, foi preso em flagrante.

O inquérito que apura o caso foi reaberto pela PF (Polícia Federal) no final de novembro. Um novo delegado assumirá as apurações para saber se Adélio Bispo de Oliveira teve ajuda ou recebeu ordens de outras pessoas. Os 2 primeiros inquéritos concluíram que ele agiu sozinho.

Incentivados pelo próprio presidente, apoiadores falam na existência de um possível mandante, e associam o atentado a integrantes da esquerda.

As internações hospitalares de Bolsonaro também contribuem para que o tema da facada volte à tona. Ele afirma que as constantes idas ao médico são resultados do ataque. Na última vez, no começo de 2022, o presidente ficou 2 dias internado em São Paulo por causa de uma obstrução intestinal. O problema foi causado por um camarão não mastigado, segundo o médico Antônio Luiz Macedo.

Foi a 2ª vez em menos de um 1 ano que Bolsonaro teve o mesmo diagnóstico. Em julho do ano passado, o presidente ficou internado por 5 dias pelo mesmo motivo. Uma futura intervenção cirúrgica não está descartada. O presidente já declarou ter uma hérnia grande” do lado direito da barriga e que “talvez” precise incluir uma tela cirúrgica para tratar o problema.

Opositores do presidente questionam a existência da facada. Alguns propagam a tese da “fakeada” –referência à palavra “fake” (falso, em inglês). Na internet, propaga-se a ideia de que o atentado foi uma armação. O motivo: eleger Bolsonaro e tirá-lo dos debates presidenciais. Os adeptos dessa teoria indicam a ausência aparente de sangue no presidente após o golpe e a rápida assistência médica e policial.

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) protocolou em setembro de 2021) um pedido de abertura de CPI (comissão parlamentar de inquérito) para investigar a facada. “Bolsonaro tinha 8 segundos de televisão e passou a ter 24 horas […]. Foi na facada que ele ganhou as eleições”, disse o congressista ao Poder360.

O presidente nega fins políticos“O pessoal tem dúvida. Alguns que seria uma armação da minha parte. Na hora lá alguns falam ‘não sangrou’. Uma facada nessa região não sangra porque tudo vai para dentro”, declarou em entrevista depois de sair do hospital em 5 de janeiro.

Outro fator que colabora para deixar em aberto o episódio da facada é a reabertura das investigações. Ainda falta apurar os dados que a PF obteve com Zanone Manuel de Oliveira Júnior, o 1º advogado que defendeu Adélio Bispo de Oliveira, em Juiz de Fora.

Conforme revelou o Poder360, o delegado Martin Bottaro Purper será o responsável pelo caso a partir de agora. Com experiência em investigações de homicídios, ele já coordenou ações contra a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Responsável pelas duas apurações iniciais, o delegado Rodrigo Morais Fernandes foi transferido para uma função nos Estados Unidos.

Adélio foi absolvido do ataque contra Bolsonaro por ser considerado inimputável, ou seja, incapaz de responder pelos atos que praticou. Por isso, sua pena foi convertida em internação psiquiátrica por tempo indeterminado. Ele cumpre a sentença na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS) desde 2018.

MPF e Bolsonaro não recorreram da decisão e o processo contra Adélio foi encerrado em julho de 2019. 

1º inquérito da facada

O delegado Rodrigo Morais Fernandes comandou 2 inquéritos que apuraram o ataque à faca contra Bolsonaro. O 1º, encerrado no final de setembro de 2018, concluiu que a motivação do crime se deu por inconformismo político e que Adélio agiu sozinho no momento da facada.

Eis os números da investigação:

4 celulares, 2 telefones, 1 laptop e diversos documentos apreendidos;

foram realizados 3 interrogatórios e uma audiência de custódia;

40 pessoas foram entrevistadas em campo;

30 testemunhas ouvidas;

duas buscas para apreensões cumpridas;

2 TB de imagens em computadores e celulares apreendidos foram analisados, além de 600 documentos

Com informações do Poder 360

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem