DITADURA VELADA: China proíbe tatuagens em jogadores da seleção nacional masculina de futebol

O zagueiro Zhang Linpeng em ação pelo Guangzhou Evergrande contra o Tianjin Teda, em jogo válido pela Supertaça da Federação Chinesa de Futebol (Foto: WikiCommons)

Da redação

Os atletas que atuam pela seleção chinesa de futebol foram proibidos de fazer tatuagens – e aconselhados a removê-las -, de acordo com uma nova diretriz do governo. A medida foi imposta pela Administração Geral do Esporte da China (GAS, da sigla em inglês), que classificou como “estritamente proibida” a atuação de jogadores tatuados em competições nacionais, regra que também vale para as equipes de base. As informações são da Fox News.

O órgão determinou aos jogadores com artes corporais para que removessem todas, enquanto os mais jovens ficam terminantemente proibidos de aplicar qualquer tipo de tinta em seus corpos, de acordo com reportagem da agência BBC.

“As seleções nacionais em todas as categorias irão implementar estritamente os requisitos relevantes das medidas de gestão, demonstrando o espírito positivo dos jogadores de futebol chineses e dando um bom exemplo para a sociedade”, disse a GAS em comunicado.

A entidade que regula o esporte no país também aconselhou as seleções nacionais a organizarem “atividades de educação ideológica e política”, com o objetivo de “fortalecer a educação patriótica” dos atletas.

A China tem mexido na regulamentação esportiva desde 2018, impondo medidas que visam a impedir que tatuagens sejam mostradas nas transmissões da televisão. Desde então, alguns atletas profissionais usam mangas compridas para esconder as artes. Entre eles o zagueiro Zhang Linpeng, considerando um ídolo nacional.

As restrições vão além das tatuagens. Rabos de cavalo masculinos, em alguns casos, chegaram a ser borrados nas telas. As mulheres também não escaparam da repressão. Neste mês, um jogo de futebol feminino válido por uma liga universitária foi cancelado depois que as jogadoras foram informadas de que não era permitido pintar o cabelo.


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem