CLIMATEMPO PARA MINAS GERAIS: Inmet emite alerta de chuvas intensas para 777 cidades mineiras.

© Leandro Couri/EM/D.A Press Belo Horizonte e Região Metropolitana também estão sob alerta de chuva intensa

Da redação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (04/01) três alertas de chuvas intensas para 777 municípios mineiros. Desse total, 291 têm grau de perigo, segundo o instituto, enquanto 486, "perigo potencial". 

Os três comunicados têm validade até a manhã desta quarta-feira (05/01), até as 10h (veja lista completa das cidades abaixo).

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", resume o Inmet, sobre os riscos para as 291 onde o grau de severidade é classificado como "perigo".

Para os municípios restantes, os riscos são idênticos. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", diz comunicado do órgão.  

As instruções do Inmet em caso de rajadas de vento são para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, orientam que os motoristas não estacionem seus veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.  O Inmet também orienta que, se possível, as pessoas mantenham os aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia desligados durante o período dos temporais.

O que importa

As chuvas que caem em Minas Gerais podem afetar a calha da Barragem de Sobradinho, uma vez que todo esse volume de precipitação pluviométrica acaba desaguando nela e por consequência disso a CHESF será obrigada a abrir as comportas o que irá provocar inundações em áreas ribeirinhas do Rio São Francisco.

Texto adaptado de Vinícius Prates do Jornal Estado de Minas.


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem