ALERTA: Cemig decide abrir comportas da Hidrelétrica de Três Marias nesta sexta(14)

© CEMIG Comportas da Hidrelétrica de Três Marias serão reabertas nesta sexta-feira (14)

Da Redação

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) iniciará nesta sexta-feira (14), a abertura de comportas na Usina Hidrelétrica de Três Marias. A companhia justifica a ação considerando que as chuvas estão reduzindo devido ao enfraquecimento da Zona de Convergência do Atlântico Sul que atua no estado.

Nessa terça-feira (11/1), a Cemig havia informado que adiaria a abertura das comportas por causa da grave situação de municípios ribeirinhos por causa das chuvas. 

Agora, a estatal espera, já a partir desta quinta-feira (13), que as vazões nos afluentes do Rio São Francisco comecem a reduzir, bem como as vazões no São Francisco no trecho entre a foz do Rio Abaeté e a cidade de Pirapora. Dessa forma, a abertura das comportas não agravaria a condição de cheia já vivenciada neste trecho.

Para o decorrer deste mês, está previsto que o reservatório da usina receba o maior volume já registrado no histórico para janeiro. A liberação de água através da geração de energia permanece em 850 m³/s e o nível do reservatório segue aumentando.

O processo de abertura das comportas na Usina Hidrelétrica de Três Marias será implementado gradativamente, conforme alinhado junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - ANA.

Confira a programação:

14/01/2022, sexta-feira: abertura das comportas com 500 m³/s às 8h00, totalizando 1.350 m³/s de defluência;

15/01/2022, sábado: ampliação do vertimento para 850 m³/s às 8h00, totalizando 1.700 m³/s de defluência;

16/01/2022, domingo: ampliação do vertimento para 1.400 m³/s às 8h00, totalizando 2.250 m³/s de defluência;

17/01/2022, segunda-feira: ampliação do vertimento para 2.000 m³/s às 8h00, totalizando 2.850 m³/s de defluência.

A Cemig ainda ressalta que as comportas permanecerão abertas após esta sexta-feira (14) e não estão descartados novos incrementos, conforme as condições que serão observadas na bacia do rio São Francisco nos próximos dias. 

Com informações do portal de notícias  Estado de Minas

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

 

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS