PROTEÇÃO SOCIAL: Gestão Suzana Ramos garante assistência e direitos à população de Juazeiro e planeja mais investimentos para 2022

Foto: Ascom/Sedes/PMJ
Da redação

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), conseguiu organizar o conjunto dos programas, projetos, serviços e benefícios de assistência social no município e reforçou as ações em prol da sociedade juazeirense ao longo desse primeiro ano da gestão Suzana Ramos.

Os projetos para o próximo ano já estão previstos, como a inauguração da nova sede do Conselho Tutelar e da sede e do isolamento do Centro de Referência Especializado para Pessoa em Situação de Rua (Centro POP).

Em 2021, a prefeita Suzana Ramos inaugurou as novas sedes dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) dos bairros Quidé e Itaberaba. Espaços amplos e com infraestrutura adequada para acolher os serviços disponibilizados pelo equipamento. Inaugurou, também, o novo Cadastro Único (CadÚnico), um prédio com infraestrutura arrojada, acessibilidade e elevador para atender à população.

“Fazer uma gestão humanizada é alinhar os interesses do povo e promover o melhor para a sociedade, garantindo seus direitos. Nossa gestão é pautada na qualidade e na eficiência dos serviços prestados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade e esse atendimento faz toda a diferença. Seguiremos cuidando do nosso povo da melhor maneira e vem muita coisa boa por aí”, destacou a prefeita Suzana Ramos.

As unidades do Restaurante Popular tiveram um incremento de aproximadamente 48 mil refeições distribuídas gratuitamente para a população, com a oferta de 700 refeições diariamente nos dois restaurantes. E em 2022, a Prefeitura terá novidades, com a reforma do Restaurante Popular do bairro João Paulo II.

Um ano de muitas ações

Durante o ano, a secretaria também adquiriu um micro-ônibus para atendimento à população, entregou cestas básicas para as pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar, entregou dois imóveis adaptados para pessoas com deficiência através do Programa Transformar, implantou o Ambulatório Trans, para acompanhamento de pacientes em transição de gênero, entregou 500 certificados de cursos profissionalizantes para moradores de residenciais do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ e ajudou a unir famílias. Através do Centro POP e do Serviço de Benefícios Eventuais, a Sedes viabilizou a volta para casa de 28 pessoas em situação de vulnerabilidade social ou que se encontravam em situação de rua em Juazeiro e demonstraram o desejo de reencontrar a família em sua cidade natal.

Em parceria com o Ministério Público Federal e com a Prefeitura de Petrolina, a Prefeitura de Juazeiro, através da Sedes, também viabilizou o translado e alimentação dos indígenas venezuelanos, que se encontravam na região, para um centro de abrigamento disponibilizado pelo Governo do Piauí para essa população.

O titular da Sedes, Teobaldo Pedro, destacou ainda a implantação do projeto ‘Social até Você’, um marco na história do município que visa levar o atendimento da secretaria, de forma itinerante, para a área rural do município. “Essa ação foi uma iniciativa idealizada pela prefeita Suzana Ramos para descentralizar o atendimento dos nossos serviços e aproximá-los da população. Já passamos por Juremal, Carnaíba do Sertão, Itamotinga, Abóbora, Pinhões, Maniçoba e Salitre, com a realização de mais de 500 atendimentos e em 2022 o projeto continua”, informou o secretário.

Centro de Convivência Intergeracional

Para 2022, a Prefeitura prevê, ainda, a implantação do Centro de Convivência Intergeracional (CCI), um espaço voltado para as crianças, adolescentes e idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), das cinco unidades do CRAS no município, e pelas crianças e adolescentes acolhidos nas Casas Messe de Amor e Rosa Menina.

De acordo com a superintendente de Gestão do Sistema Único de Assistência Social, Laíse Macêdo, a ideia é criar um ambiente acolhedor e humanizado para receber os usuários. “O CCI vai oferecer atividades para as três faixas etárias atendidas pelo SCFV, crianças, adolescentes e idosos, com aulas e grupos de dança, violão, ballet, capoeira, artesanato, hidroginástica, teatro e atividades físicas, em uma área equipada com sala de dança, piscina, auditório, quadra poliesportiva, cineclube, cozinha industrial para cursos e horta comunitária”, revela.

Ascom/Sedes/PMJ


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS