OPINIÃO: Papel do gestor público diante do principio constitucional da Economicidade


Taciano Gustavo Medrado Sobrinho

Bacharel em administração, Engenheiro Agrônomo, Matemático e professor de Gestão e Políticas Ambientais

Recebi uma nota da Ascom da prefeitura de Juazeiro nessa quarta-feira (01) cujo título era: “Prefeitura de Juazeiro acelera a transformação digital e inicia implantação de programa PAPEL ZERO” e como professor da área me chamou a atenção, primeiro pela excelente iniciativa no tocante ao tema levantado, uma vez que a preocupação com o meio ambiente continua sendo de todos e não apenas de um único setor. 

Hoje tanto as empresas (segundo setor), as entidades públicas (primeiro setor) a as  formadas por organizações  não governamentais - ONGs,  têm  objetivos de trazer benefícios à sociedade através de ações e trabalhos voltados para causas como saúde, meio-ambiente, educação. 

Ao empreender esse programa ZERO PAPEL, , a prefeitura de Juazeiro, além de objetivar promover uma gestão inovadora, inteligente e que preza pela celeridade, transparência e resolução das demandas da população, dando um passo importante para que toda a comunicação, os processos, documentos, atendimentos e serviços do município passem a ser digitais, trazendo  economia de tempo e recursos financeiros para os cofres públicos, também estará dando a sua parcela de contribuição na proteção ao meio ambiente, pois com menos produção de papel, menos agressão ao ambiente se possibilitará.

Mas o que é transformação digital? Esse termo tem ganhado a atenção de empresas de todos os setores ao redor do mundo. Há quem pense que se trata de um esforço de TI ou que envolve melhorar a experiência do cliente, além de uma infinidade de outras ideias e definições.

Porém, a transformação digital não é um conceito para o futuro, e sim algo pelo qual as empresas necessitam pensar hoje.  

Pensando nisso, decidi escrever esse artigo para que você possa saber o significado da transformação digital e os seu benefícios para as empresas públicas, privadas e para a sociedade. 

Respondendo então à pergunta em epígrafe, a Transformação digital,  é um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores. É uma mudança estrutural nas organizações, dando um papel essencial para a tecnologia.

Trata-se de uma mudança radical na estrutura das organizações, a partir da qual a tecnologia passa a ter um papel estratégico central, e não apenas uma presença superficial

Isso leva tempo e consome recursos, mas não são só as grandes organizações que podem implantar programas de transformação digital, até porque isso não se resume a quem tem mais dinheiro.

Antes, é preciso entender o processo todo que leva a essa mudança e trabalhar de forma colaborativa para alcançá-la. Isso, por si só, torna a transformação digital um desafio muito mais de gestão do que apenas de marketing ou tecnologia.

Entre os fatores que precisamos entender está o impacto desse tipo de mudança na sociedade de forma geral, o que nos leva a pensar em um outro aspecto :Impacto da transformação digital na sociedade.

É essencial compreender que a transformação digital tem profundo impacto sobre sociedade civil que está é dividida em três setores, primeiro, segundo e terceiro. O primeiro setor é formado pelo Governo, o segundo setor é formado pelas empresas privadas, e o terceiro setor são as associações sem fins lucrativos(ONGS).

A partir dessa conclusão, se torna mais claro o valor de implementar programas de mudança nas empresas e tal pensamento  começa a permear as empresas públicas,  em especial as prefeituras, a exemplo de Juazeiro no norte da Bahia.

Mas como esse impacto acontece? É simples, pense em como o uso da tecnologia vem transformando as nossas vidas a cada dia.

As coisas ficaram mais rápidas, o volume de informações é infinitamente maior que antes e não para de aumentar.

Tudo isso faz com que as pessoas estejam mais distraídas e exigentes do que nunca. Essa é a primeira mudança: há uma clara alteração de comportamento.

Além disso, a nossa vida ficou bem “mais fácil”, pois serviços e produtos automatizados oferecem uma comodidade impensada alguns anos atrás.

Pensando do ponto de vista de serviços de utilidade pública, como no caso de hospitais, autoridades policiais e bombeiros, isso significa mais vidas salvas graças à tecnologia.

Por outro lado, surgem desafios novos como transtornos ligados ao não preparo das empresas em relação às reclamações de clientes e o ato de digitalizar sem preocupar com a experiência do usuário ao longo do processo de compra.

Com a evolução da tecnologia, surgem tanto novas soluções quanto problemas que precisam de atenção, o que obrigam as empresas a se adaptar para suprir as demandas da sociedade.

Portanto, a transformação digital da gestão pública,  é uma importante evolução para que os processos internos sejam mais produtivos, ágeis e transparentes. Com isso, as tendências tecnológicas cumprem um importante papel para que os objetivos sejam alcançados e alinhados com o atual comportamento da sociedade.

Que essa ação antrópica positiva da prefeitura de Juazeiro possa ser repetida por outras prefeituras em todo o pais, pois estará, além de contribuindo para a preservação do meio ambiente como também para cumprir com o princípio  da economicidade,  que é um princípio constitucional, expresso no art. 70 da Constituição Federal de 1988. É a obtenção do resultado esperado com o menor custo possível, mantendo a qualidade e buscando a celeridade na prestação do serviço ou no trato com os bens públicos.

 Fonte: https://rockcontent.com/br/blog/transformacao-digital/ (Adaptado)

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem