METEREOLOGIA : INMET e INPE alertam para previsão de chuvas intensas no Sudeste e Centro-Oeste no final do ano

 

© Embrapa De acordo com os modelos numéricos de previsão de tempo, os maiores acumulados deverão ocorrer entre a noite do dia 30 e a noite do dia 31/12/2021


Da
redação

No período de 30 de dezembro de 2021 até pelo menos o dia 2 de janeiro de 2022, uma massa de ar úmida e instável causará tempestades e elevados acumulados de chuva em parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Os maiores acumulados de chuva deverão ocorrer no norte, centro e leste de Goiás, do Distrito Federal, de Minas Gerais (com exceção apenas no norte e nordeste), norte de São Paulo, Região Serrana e sul do Rio de Janeiro. As informações são a revista Forbes. 

Além de elevados acumulados de chuva, não estão descartadas tempestades isoladas que podem estar acompanhadas de rajadas de ventos, descargas elétricas e possível queda de granizo. De maneira geral, os acumulados de chuva nessas áreas até a noite do dia 02/01/2022 poderão variar entre 70 e 150 mm.

Durante esse período e, de acordo com os modelos numéricos de previsão de tempo, os maiores acumulados deverão ocorrer entre a noite do dia 30 e a noite do dia 31/12/2021. As Figuras 1 e 2 apresentam os resultados dos modelos numéricos do Inpe e do Inmet, respectivamente, para esse período.

Ambos os modelos (Figuras 1 e 2) indicam maiores acumulados de chuva no norte, centro e leste de Goiás, do Distrito Federal e no noroeste, centro e Zona da Mata de Minas Gerais, com valores que podem, pontualmente, ultrapassar os 120 mm em um único dia.

A Figura 3 apresenta as probabilidades previstas pelos modelos numéricos para a ocorrência de chuva acima de 50 mm entre a noite do dia 30 e a noite do dia 31/12/2021. As áreas destacadas em roxa e rosa indicam uma probabilidade superior a 80% de acumulados de chuva acima de 50 mm em um único dia. Ou seja, a probabilidade de acumulados de chuva acima de 50 mm entre a noite do dia 30 e a noite do dia 31/12 em áreas de Minas Gerais e do norte de Goiás é superior a 80%.



O Mapa alerta que essas previsões poderão sofrer alterações, as previsões detalhadas e os Avisos Meteorológicos Especiais podem ser acessados nos seguintes endereços:

https://portal.inmet.gov.br/ https://alertas2.inmet.gov.br/ (Com Mapa)

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem