MEIO AMBIENTE: Prefeitura de Juazeiro realiza novas captura de abelhas e emite alerta sobre cuidados com esses insetos

Foto: Ascom/Semaurb
Da Redação

A equipe de monitoramento e fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) de Juazeiro realizou nos últimos dias várias capturas de abelhas em diferentes áreas da cidade. Os enxames foram localizados nos João Paulo II, Alto da Maravilha, Pedra do Lorde, Argemiro, Santo Antônio, Praça da Bandeira e projeto Mandacaru.

Os insetos estavam em paredes, galhos de árvores e até dentro de forro de residências, colocando em risco a segurança dos moradores dessas localidades. As colmeias retiradas foram levadas para uma área de reserva legal de caatinga, onde foram soltas. A captura sempre é realizada à noite, porque é o horário que as abelhas estão descansando e ficam menos agitadas.

Alerta

As abelhas costumam aparecer na zona urbana com mais frequência durante a primavera, atraídas pela presença de flores. Também aparecem após períodos chuvosos porque geralmente é época de reprodução e buscam um novo local para se instalar. Outro fator que pode provocar a migração de abelhas para áreas urbanas é o desmatamento.

Seja qual for a situação, a equipe da Semaurb alerta a população para tomar cuidado ao avistar um enxame em locais públicos ou dentro de residências.

As abelhas são insetos muito importantes, que exercem um papel fundamental na natureza. Elas fazem a polinização natural das plantas, no momento em que procuram alimentos nas flores. Mas quando se sentem ameaçadas, podem atacar com seus ferrões. Para evitar acidentes, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, pede a população que quando encontrar um enxame, não mexa na colmeia. O ideal é chamar a Semaurb ou algum apicultor para realizar a remoção com segurança”, alertou o diretor de fiscalização ambiental, Hudson Duarte.

Como solicitar o serviço

A equipe de fiscalização ambiental da Semaurb recebe uma média de 40 solicitações para esse tipo de serviço por mês. Para informar a presença de abelhas e solicitar a retirada dos insetos de logradouros públicos, a população pode procurar a Semaurb, na Rua Oscar Ribeiro, s/n, no Centro de Juazeiro, ou através do telefone (74) 3612-3582 (Whatsapp).

 

Texto: Edísia Santos – assessora de imprensa da Semaurb / Ascom PMJ
Fernanda Barros – Secretária de Comunicação

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem