É #FAKE NEWS que Brasil importou 500 toneladas de bananas contaminadas da Somália

É #FAKE que Brasil importou banana contaminada da Somália — Foto: Reprodução
Da Redação

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra um cacho de bananas e o momento em que uma pessoa aproxima uma pinça de uma das frutas e parece retirar algo vivo de dentro da polpa. Uma legenda diz: "Cerca de 500 toneladas de bananas vindas da Somália contêm um vírus denominado 'Helicobacter' tão letal e que produz revolução no estômago, dor de cabeça e, consequentemente, a morte". É #FAKE.

O Ministério da Agricultura afirma que o Brasil não importa banana da Somália. "Não há como essa carga ter ingressado no país de forma regular ou irregular, dadas as características de armazenagem e transporte desse tipo de produto. Além disso, a Somália não é um pais exportador de banana. Portanto, trata-se de noticia falsa e sem nenhum fundamento cientifico", diz.

Segundo o ministério, a importação de banana pelo Brasil é autorizada somente dos países do Mercosul - Argentina, Paraguai e Uruguai.

O ministério também aponta que helicobacter é um bactéria, e não um vírus. Além disso, tanto vírus quanto bactérias são organismos microscópicos, ou seja, não é possível a visualização a olho nu.

"Helicobacter pilory é o que conhecemos como H. pilory e é uma bactéria comumente encontrada no estômago e está presente em aproximadamente metade da população mundial. A grande maioria das pessoas infectadas por H. pylori não tem qualquer sintoma e nunca irá desenvolver qualquer problema de saúde. No entanto, sua presença pode estar associada com o surgimento de alguns problemas gastrintestinais como úlceras. Não é letal [como a mensagem diz]", diz o ministério.

A mesma mensagem falsa já foi veiculada e desmentida em diversos países, como África do Sul, Índia, Emirados Árabes e Venezuela.

Neste ano, o Brasil importou da Somália apenas peixes ornamentais, óleos essenciais e obras de plástico, de acordo com a plataforma Comextat, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Ou seja, trata-se realmente de um boato inventado e sem nenhum cabimento.

Com informações do G1.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem