INSS: Quanto tempo demora para analisar sua aposentadoria e qual é o Tempo médio para o pagamento

foto ilustração 
(*) Taciano Gustavo Medrado Sobrinho 

Quanto tempo demora para analisar sua aposentadoria no INSS? Aumentou a procura pela aposentadoria. Também ficou mais fácil agendar o pedido do benefício e, por isso, não se vê mais aquelas longas filas na porta do INSS, mas a velocidade na hora de analisar o processo continua a mesma. É lenta.

QUAL É O PRAZO PARA A PREVIDÊNCIA ANALISAR UM PROCESSO DE APOSENTADORIA?

Não tem mais filas na porta da Previdência por que as filas foram transferidas para dentro do computador.

Esta questão do tempo para analisar um processo foi tão debatida que acabou no Supremo Tribunal Federal (STF).

O STF decidiu que se o pedido não for analisado em 45 dias (negado, aceito total ou parcialmente), ficará caracterizada a ameaça ao direito do trabalhador ou do seu dependente.

Em razão desta ameaça, mesmo sem a resposta da Previdência, poderá reclamar seu direito na Justiça.

O fato desta questão ter sido submetida ao maior Tribunal do país é sinal claro de que a Previdência resistiu em aceitar o pedido. Caso tivesse analisado no tempo certo, o processo nem chegaria lá.

O QUE O TRABALHADOR PODE FAZER PARA EVITAR ESTA DEMORA TAMBÉM NO JUDICIÁRIO?

Existe um caminho que está dando certo: a Ouvidoria do INSS. Este é um instrumento pouco utilizado pelos contribuintes.

Quem está com um processo atrasado pode fazer uma reclamação na Ouvidoria do INSS.

É simples. Localize a Ouvidoria no site do INSS. Ao clicar nela aparecerá uma tarja amarela com letras garrafais: “CADASTRAR OU CONSULTAR MANIFESTAÇÃO”. Escolha a opção “Benefício”, faça sua reclamação e anote o número do protocolo. Isso também pode ser feito pelo telefone 135.

E SE O INSS NÃO ATENDER A RECLAMAÇÃO?

Os juízes federais se reuniram e aprovaram uma decisão coletiva que diz assim: “A comprovação de denúncia da negativa de protocolo de pedido de concessão de benefício, feita perante a Ouvidoria da Previdência Social, supre a exigência de comprovação de prévio requerimento administrativo nas ações de benefícios da seguridade social.”

O QUE SIGNIFICA ISSO?

Isso significa que o trabalhador terá garantido o direito de questionar seu direito e receber todas as parcelas em atraso com juros e correção monetária.

ESTE ATRASO DO INSS É COMUM?

Isto acontece com regularidade, sim. O trabalhador trabalha a vida toda e na hora da aposentadoria as coisas não são como deveriam ser.

O que posso dizer é para não ficar esperando, esperando, esperando, além do tempo definido pelo STF.

Caso o trabalhador perceba que o benefício vai ser negado ou não analisado, deve tomar as providências legais o mais rápido possível para não ficar neste “chove não molha”.

A RECLAMAÇÃO PODE SER FEITA PARA QUALQUER TIPO DE APOSENTADORIA EM ATRASO?

Sim. Não importa se é uma aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade ou aposentadoria especial. Depois de decorrido um tempo razoável de duração do processo, o trabalhador já pode tomar providências.

COM ESTA ONDA DE BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE CORTADOS, TEM GENTE RECLAMANDO MUITO DA PERÍCIA DO INSS. OS SEGURADOS TAMBÉM PODEM RECLAMAR SOBRE ISSO?

Existem situações variadas. Tem segurados aposentados por invalideze que estão trabalhando escondido, mas tem também quem realmente está incapaz e mesmo assim o benefício cortado. Nesses casos a reclamação na Ouvidoria pode ser uma ferramenta interessante para proteção de direitos lesados.

A data do primeiro pagamento da aposentadoria INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é uma dúvida muito comum, sobretudo para aqueles que tiveram o benefício concedido há pouco tempo. Afinal, ao deixar de trabalhar, os compromissos financeiros não esperam.

Por esse motivo, é altamente recomendável se organizar financeiramente em relação às datas e ao tempo de demora para o benefício de fato começar a ser pago. Além disso, é importante também lembrar que o primeiro pagamento do benefício previdenciário pode interferir em outras questões importantes, como a autorização para contratar empréstimo consignado.

Continue a leitura e descubra quando finalmente o benefício previdenciário é pago pela primeira vez.

O que influencia no pagamento da aposentadoria INSS?

De modo geral, a entrega correta de toda documentação da aposentadoria é um ponto muito importante para a concessão do benefício. Entretanto, quando os trâmites legais ocorrem dentro da normalidade, o que pode afetar o dia do pagamento será a data de liberação da aposentadoria.

Normalmente, quando o benefício é liberado antes do dia 20 de um determinado mês, o primeiro pagamento tende a ocorrer somente no início do mês subsequente. Porém, caso a autorização seja emitida depois dessa data, os proventos apenas cairão no mês que suceder este último.

Por exemplo: um aposentado que recebe a liberação do benefício junto ao INSS no dia 18 de outubro poderá ter acesso ao seu pagamento logo nos primeiros dias de novembro. Entretanto, caso a permissão se der apenas no dia 25 de outubro, o valor será depositado na conta do segurado apenas na primeira semana de dezembro.

Tempo médio para o pagamento da aposentadoria INSS

O prazo para o primeiro pagamento da aposentadoria INSS geralmente se dá entre 30 e 90 dias, a contar da data em que todos os documentos exigidos tiverem sido entregues ao órgão.

Além disso, o aposentado precisa estar atento ao cronograma da Previdência Social, já que este é alterado anualmente, trazendo nova previsão sobre a data de pagamento dos benefícios de todos os meses do ano.

A seguir, saiba mais sobre o calendário de pagamento do INSS.

Calendário de pagamentos do INSS

Como já destacamos, a data de recebimento do benefício de aposentadoria é alterada de um ano para o outro. Nesse contexto, o ideal é acompanhar de perto a divulgação do calendário do pagamento INSS.

Este documento é uma espécie de agenda geral onde constam as datas de liberação do pagamento de benefício para aposentados e pensionistas que recebem até um salário-mínimo e acima deste valor.

Sua definição, por via de regra, dá-se conforme o dígito final do número do benefício, sendo, portanto, para cada uma das categorias, prazos e previsões da disponibilidade de saque diferentes.

Veja o calendário INSS para 2021:

Novos prazos para concessão de benefícios INSS

Em junho de 2021 começaram a valer os novos prazos para avaliação e concessão de novos benefícios por parte do INSS. Esses limites mais recentes fazem com que o tempo de espera para a liberação da aposentadoria/pensão/auxílio fique entre 30 e 90 dias, de acordo com o tipo de benefício requerido.

Os novos prazos surgiram de um entendimento que envolveu a Previdência Social, o MPF (Ministério Público Federal) e a DPU (Defensoria Pública da União). Tal acordo nasceu depois de haver um aumento na demora da emissão de pareceres a respeito dos pedidos de aposentadoria durante a crise da covid-19.

Para fazer com que as operações voltassem a acontecer em um ritmo justo, também foi estabelecido que o segurado do INSS receba juros, correção monetária e mora na hipótese de atrasos.

Veja como ficaram os novos prazos:

Aposentadoria por invalidez comum e acidentária: 45 dias;

Aposentadorias, salvo por invalidez: 90 dias;

Auxílio-acidente: 60 dias;

Auxílio-doença comum e por acidente de trabalho (auxílio temporário por incapacidade): 45 dias;

Auxílio-reclusão: 60 dias;

Benefício assistencial ao idoso: 90 dias;

Benefício assistencial à pessoa com deficiência: 90 dias;

Pensão por morte: 60 dias;

Salário-maternidade: 30 dias.

 * Professor, engenheiro , Administrador , Matemático e redator-  chefe  

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS