OPINIÃO: Câmara de vereadores de Juazeiro - uma casa legislativa ou um grande "balcão de negociatas?"

Foto reprodução Câmara de vereadores de Juazeiro 
Por: (*) Taciano Gustavo Medrado Sobrinho 

Os cidadãos e  cidadãs Juazeirenses foram tomados de surpresa nessa terça-feira(14) quando assistiram em vídeo que circulam pelas redes sociais e grupos de whats apps, da última sessão da câmara, o anuncio da debandada em massa dos vereadores que faziam parte  da   base de apoio  da prefeita Suzana Ramos (PSDB) na Câmara Municipal de Juazeiro.  Sete vereadores da base governista, dos partidos PRTB, PSD, PCdoB e PDT, anunciaram que, a partir desta terça-feira (14), não fariam mais parte da base aliada.

Ainda não se sabe qual bloco parlamentar os vereadores dissidentes formarão. A ruptura poderá dificultar a aprovação e discussão de projetos nos últimos dois anos de gestão de Suzana.

Romperam os vereadores: Raimundo Trindade (Mundeco), Dionísio Gomes de Araújo e Gleidson Azevedo; Lourival Quirino, Gildásio dos Santos Soares, Francinaldo Leopoldo do Carmo e Gleidson Rosa Medrado.

Com a saída dos vereadores, a gestão de Suzana Ramos poderá enfrentar problemas para aprovação de projetos de interesse da população .e a sustentação do poder político para as eleições em 2022  É muito bom e salutar que os eleitores desses sete vereadores fiquem atentos  ao desfecho de imbróglio.  

De acordo o Regimento Interno da Casa, caso a decisão dos vereadores seja mantida, os blocos só poderão ser formados no ano seguinte.

Em um regime democrático,  onde prevalece o estado de direito,  é muito comum que as pessoas imbuídas,  ou não, de um cargo eletivo  tenham  o livre arbítrio para tomarem as decisões que desejarem, mas no caso daqueles que foram eleitos pelo voto popular, as suas decisões devem ser , obrigatoriamente compartilhada e divulgada  publicamente, e nesse entendimento, penso pensamos eu os sete vereadores que romperam com a atual gestão municipal devem prestar contas a sociedade, qual ou quais motivos levaram a essa tomada de decisões coletivas.  

A sociedade juazeirense aguarda que os vereadores "debandados! " possam vir de forma clara e transparente dizer quais foram, verdadeiramente, as causas desse repentino rompimento  e as mesmas convergem e dizem respeito aos interesses  povo   não tão somente aos individuais, ou de cunho pessoal por não terem sidos atendidos em algum "acordo politico" prévio .

Deixamos essa "provocação e o espaço, democraticamente aberto para que os citados vereados possam se expressar. 

(*) Professor, Engenheiro Agrônomo, Bacharel em Administração de Empresas, Matemático, psicopedagogo 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem