LAMENTÁVEL: Dominado pelo PT, Bahia tem maior taxa de analfabetismo do país!

 

foto reprodução internet
Da   Redação

Um estudo divulgado pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a Bahia tem o maior número de analfabetos do país. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), em 2019, mais de 1,5 milhão de pessoas de 15 anos ou mais não sabiam ler nem escrever um bilhete simples, o que corresponde a 13% da população do estado.

Ainda de acordo com o IBGE, esse número é 2,8% maior que o verificado em 2018, e 3% superior ao de 2016.

O estudo revela que o percentual de analfabetos é maior entre os mais velhos. Nove em cada 10 analfabetos têm 40 anos ou mais de idade (89%), e pouco mais da metade (54,8%) é de idosos (60 anos ou mais).

Outro fator analisado na pesquisa é a desigualdade por raça ou cor. De acordo com a PNADC, na Bahia, a taxa de analfabetismo entre os que se declaram pretos ou pardos (13,5%) é superior a dos que se declaram brancos (10,4%). Essa diferença aumenta na população idosa: 39,2% dos pretos ou pardos com 60 anos ou mais de idade são analfabetos. O brancos somam 26,9%.

Outros dados da pesquisa

Os dados da pesquisa também mostram que, em 2019, 704 mil adolescentes de 15 a 17 anos de idade frequentavam a escola, 35 mil a mais que em 2018. Ainda em relação a essa faixa de idade, 9 em cada 10 estão na escola, mas 4 em cada 10 não estão no ensino médio, nível em que deveriam estar cursando.

Em relação aos adultos, em 2019, metade dos adultos baianos estudou até o ensino fundamental incompleto; apenas 1 em 10 havia concluído a universidade. No ano passado, 13% das mulheres estava na universidade. Os homens somavam 9%.

A pesquisa do IBGE mostra, ainda, que, em 2019, 31% das crianças de 0 a 3 anos estavam em creche. E na faixa de 6 a 14 anos todos frequentam a escola.

Com informações do site AtrombetaNews.com.br

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem