INFECTADO: Ministro da Saúde Marcelo Queiroga é diagnosticado com covid-19 e permanece em "quarentena " nos EUA

 


Da
   Redação

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi diagnosticado com covid-19. A informação, revelada pela CNN Brasil, foi confirmada ao Estadão com a delegação brasileira em Nova York e integrantes do Ministério da Saúde. Por causa do teste positivo do ministro, a diplomacia brasileira decidiu suspender a presença de diplomatas nas reuniões previstas para ocorrer nesta quarta-feira (22/9), na Assembleia Geral da Nações Unidas. É o segundo caso de um infectado por coronavírus na comitiva que acompanha o presidente Jair Bolsonaro nos Estados Unidos.

Queiroga esteve com o presidente no plenário da Organização das Nações Unidas nesta terça-feira (21/9), o que deve despertar reação internacional para rastrear os contatos do ministro e identificar possíveis focos de transmissão. Em uma foto postada em suas redes sociais, o ministro aparece no meio do local onde mais cedo discursaram os principais líderes mundiais. Além do evento desta terça-feira, Queiroga também encontrou o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, em reunião bilateral na segunda-feira. Um dia antes, portanto, do diagnóstico de covid. Na terça, Johnson se encontrou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Casa Branca. O britânico e o americano estavam usando máscaras.

O ministro da Saúde não embarcou de volta a Brasília com Bolsonaro por isso. Ele ficou em Nova York, onde deverá cumprir uma quarentena de 14 dias. No discurso desta terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro defendeu o chamado "tratamento precoce" contra covid-19 - em referência a medicamentos comprovadamente ineficazes contra a doença, como hidroxicloroquina e ivermectina - e se colocou contrário a "passaportes de vacinação". Na quinta-feira passada (16/9), Queiroga afirmou que partiu de Bolsonaro a orientação para rever a vacinação de adolescentes.

A pasta recomendou a interrupção da aplicação de doses em pessoas de 12 a 17 anos sem comorbidades, como diabete, problema cardíaco ou deficiência física, seguindo caminho contrário ao de órgãos especializados no tema no Brasil e no mundo. Na cidade americana, Queiroga esteve na foto comendo pizza ao ar livre junto ao presidente da Caixa Econômica Federal Pedro Guimarães, o ministro do Turismo Gilson Machado, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência). Como revelou o Estadão, Ramos recomendou para Queiroga por o "pau na mesa" em encontro bilateral com o primeiro-ministro britânico Boris Johnson. 

Com informações da (Agência Estado)

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem