HONRARIA: Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, recebe a alta condecoração francesa, o grau de Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra (“Ordre National de la Légion d'Honneur”),

Da   Redação

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, recebe a alta condecoração francesa , o grau de Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra (“Ordre National de la Légion d'Honneur”), em reconhecimento à sua atuação no mundo da ciência e da saúde, em particular no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, parabenizou a presidente: “Estou honrado em participar da cerimônia, temos a certeza de que Nísia Trindade merece todas as homenagens por sua formação acadêmica sólida e em função de sua trajetória muito dedicada à ciência e à pesquisa”.

A embaixadora da França, Brigitte Collet, entregou a condecoração à presidente da Fiocruz. "Há 121 anos, Oswaldo Cruz voltava do Instituto Pasteur e assumia a presidência da instituição que se tornaria a Fiocruz. É um prazer especial realizar essa cerimônia na Praça Pasteur, no campus da Fundação, no Rio de Janeiro, um símbolo da amizade entre a França e o Brasil e que mostra a força e o caráter duradouro de nossa parceria", disse Collet.

"A primeira ideia que me ocorreu quando soube da condecoração foi a dificuldade de dissociar o reconhecimento de minha atuação do reconhecimento de uma instituição criada há 121 anos para enfrentar as emergências sanitárias da época", contou Nísia ao se referir ao momento em que soube que receberia a homenagem.

A presidente enfatizou duas ações da Fiocruz durante a pandemia, o trabalho do Centro Hospitalar para a Covid-19 e a produção da vacina contra a Covid-19, e aproveitou para celebrar a dedicação dos trabalhadores da instituição que estão comprometidos no enfrentamento à pandemia. A presidente ainda celebrou: "Sou a primeira mulher e a primeira cientista social a presidir essa instituição. Aqui ingressei em 1987, durante a gestão de Sérgio Arouca".

A comenda Légion d'Honneur foi instituída em 1802 por Napoleão Bonaparte e é a mais alta distinção da França, concedida pelo chefe de Estado a personalidades que se destacam por suas atividades no cenário global. Em 1911, Oswaldo Cruz recebeu a Ordem Nacional da Legião da Honra no grau de Oficial.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem