HOMENAGEM: Conselho Estadual de Educação concede medalha de honra ao mérito Paulo Freire a profissionais e instituições de Pernambuco

Da   Redação

Nesta sexta-feira (17), o Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE/PE) realizou a outorga da Medalha de Mérito Educacional Professor Paulo Freire. A solenidade aconteceu  no Auditório Senador Sérgio Guerra na  Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.

Neste ano, os agraciados com a medalha foram: Pedro Falcão, Reitor da Universidade de Pernambuco; Heleno Manuel Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); Márcia Ângela Aguiar, professora da UFPE e coordenadora do Fórum Estadual de Educação de Pernambuco; Genuíno Bordigon, consultor do Instituto Paulo Freire; e André Regis, ex-vereador do Recife.

O Presidente da Faculdade de Petrolina – Facape e presidente do Conselho Estadual de Educação, Prof. Antonio Habib, participou da direção da solenidade, que reuniu diversas autoridades, entre elas, a presidente da Associação das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco - Assiespe, Ana Gleide Souza Leal, a vice-presidente do CEE, Gisele Muniz, a Deputada Tereza Leitão, autora da resolução que instituiu 2021 como o Ano Educador Paulo Freire, o Deputado Paulo Dutra, Vice-presidente da Comissão de Educação da Alepe e representantes da Assiespe, Undime, Uncme, Sintepe, UdPE, UFRPE e ex-presidentes do CEE/PE.

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Prof. Antonio Habib destacou a história de Paulo Freire e destacou a relevância da comenda para os agraciados: “O critério que o Conselho Estadual de Educação utiliza para a escolha dos agraciados são rígidos e os nomes passam por um crivo muito grande e pela apreciação do pleno do Conselho. Esses escolhidos estão pelos serviços prestados à educação, que estão em coerência com os pensamentos de Paulo Freire e defendendo um ensino de qualidade,” ressaltou Habib.

A Comenda

O Conselho Estadual de Educação de Pernambuco – CEE-PE, desde o século passado, outorga a Medalha de Mérito Educacional Professor Paulo Freire a entidades e a pessoas naturais com revelado e reconhecido mérito educacional, em consonância com o trabalho, com as reflexões e com a obra desse grande educador, mundialmente reconhecido por sua visão, por sua atuação e por seu método, em essência, o da Pedagogia do Oprimido, buscando superar a Educação passiva e hierarquizada, para a formação de sujeitos históricos críticos, com base no diálogo democrático e é no cumprimento desse propósito que o CEE-PE realizará essa tão importante condecoração aos agraciados por seus relevantes e reconhecidos serviços prestados à Educação brasileira e em tudo a sua coerência com o pensamento do Educador Paulo Reglus Neves Freire.

Conselho Estadual de Educação de Pernambuco

Fundado em 1963, o Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE/PE) é o órgão normativo, deliberativo e consultivo do Sistema de Ensino do Estado de Pernambuco e tem como atribuição credenciar, autorizar e normatizar o funcionamento de instituições privadas de Ensino Técnico e públicas de Ensino Superior no Estado de Pernambuco. O Conselho também tem por finalidade regimental estabelecer, acompanhar e avaliar as políticas educacionais no âmbito do Estado e servir de fórum para o debate dos problemas da educação, contribuindo, dessa forma, para a transformação da realidade educacional nos níveis local, regional e nacional.     

Assessoria de Comunicação da Facape

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.co

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem