VOLTA AO PASSADO: Comissão da Câmara aprova PEC do 'distritão' e volta de coligações para deputados

Da   Redação 

A comissão especial que discute as mudanças nas regras eleitorais, na Câmara dos Deputados, aprovou nesta segunda-feira (9) uma proposta de emenda à Constituição que prevê a adoção do modelo chamado de "distritão" e a volta do sistema de coligações nas eleições para deputados e vereadores.

O relatório agora segue para plenário para votação de qual modelo deverá ser adotado. Na sequência, a proposta vai para o Senado. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) chegou a afirmar que, caso aprovado pela Câmara, o "distritão" não passa no Senado.

Atualmente, o sistema em vigor é o proporcional, onde as cadeiras de deputados são distribuídas proporcionalmente à quantidade de votos recebidos pelos candidatos e pelos partidos.

Pelo "distritão", os candidatos eleitos são os mais votados individualmente e os votos nas siglas são desconsiderados.

MAIS MUDANÇAS

Além das mudanças para o pleito no Poder Legislativo, o texto prevê alterações também nas eleições para o Executivo. De acordo com a matéria, devem valer a partir de 2024. A proposta também diz que o eleitor votará em até cinco dos candidatos que disputam a eleição, em ordem decrescente de preferência.

Ainda pelo texto, o candidato que obtiver a maioria absoluta das primeiras escolhas válidas, não computados brancos e nulos, será eleito

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem