Secretário de saúde e prefeita de juazeiro visitam comunidades quilombolas e se comprometem a solucionar problemas relacionados a água e saúde

Da   Redação

A prefeita da cidade de Juazeiro-BA, Suzana Ramos e o Secretário de Saúde,  Fernando Antônio Bezerra, visitaram as comunidades quilombolas do Alagadiço,  Rodeadouro e Curral Novo, com a finalidade de atender as reivindicações colocadas pelas comunidades durante uma reunião promovida pelo Grupo de Articulação Quilombola, projeto de extensão ligado à Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que  reúne várias instituições públicas de Juazeiro, coordenado pela professora Márcia Guena em uma coordenação conjunta com Minéia Clara e Simone Ramos. .

As duas principais solicitações direcionadas ao secretário de saúde foram a implantação de um posto de saúde na comunidade do Rodeadouro, com o propósito de atender todos os quilombolas da região e demais moradores; e o estabelecimento de infraestrutura para fornecimento de água potável e saneamento básico para as quatro comunidades quilombolas. 

A prefeita e o secretário escutaram outras demandas das lideranças do Rodeadouro, Jucileide Felix, da Barrinha da Conceição, Silvana, do Alagadiço, Lindsey Laianne dos Santos e do Curral Novo, Eliete. Suzana anunciou para Jucileide a construção de uma quadra esportiva, no Rodeadouro. Quanto ao posto de saúde, Fernando Bezerra comprometeu-se em estudar a viabilidade e visitou as possíveis instalações na comunidade. Hoje os moradores do Rodeadouro e Alagadiço precisam se deslocar até o posto mais próximo, localizado na Lagoa do Salitre, na tentativa de receber atendimento. Porém, afirmam que são poucas vagas para os médicos e necessitam chegar de madrugada para disputá-las. 

“Sobre o posto do Rodeadouro, tem uma chance né? Ela (a prefeita) disse que vai também correr atrás para que nós tenhamos nosso posto no Rodeadouro, porque a gente sofre muito com isso. Temos que nos deslocar do Rodeadouro para a lagoa e com nosso posto aqui seria muito melhor. Então estamos nessa luta para ver se a gente consegue este posto e essa quadra. Estou correndo atrás dos documentos, já falei com o rapaz que vai doar o terreno, ele vai doar e vai passar para ela, para que a gente consiga essa quadra e esse posto”, relatou Jucileide Felix.

Ao visitar a comunidade quilombola do Alagadiço, os quilombolas reivindicaram a instalação da caixa d'água, que já foi doada pela antiga gestão. Além disso, reivindicaram o serviço de água potável, já que a comunidade consome água in natura do Rio São Francisco.  A prefeita disse que esse problema seria solucionado e pediu ao coordenador do setor rural do SAAE, Nerivaldo Benevides, que tomasse as providências necessárias. 

"A visita do secretário de saúde e da prefeita de Juazeiro às comunidades quilombolas de Juazeiro foi fundamental para que as realidades com relação à falta de serviços públicos fossem conhecidas. Os serviços de saneamento básico necessitam de forma urgente serem estruturados, assim como o acesso à água potável, já que a maioria das comunidades consomem água bruta do rio. Mas a principal reivindicação foi a implantação de um posto de saúde na comunidade do Rodeadouro, que atenda às comunidades quilombolas do Alagadiço e Barrinha.  A dificuldade de acesso a esse serviço tem acentuado os problemas de saúde das comunidades, que historicamente estão apartadas de seus direitos”, expõe Márcia Guena, coordenadora do projeto. 

Os moradores esperam retorno da secretária de saúde e a implantação das reivindicações que prometem acontecer em breve.  

Texto: Gabriela Caboclo

Estudante de Jornalismo (UNEB-Juazeiro)

Bolsista do projeto Articulação Quilombola- DCH III 

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem