FIOCRUZ: Programa Unidos Contra a Covid-19 apoia a região amazônica


Da 
  Redação

O programa Unidos Contra a Covid-19, que faz parte das ações de enfrentamento à pandemia idealizadas pela Fiocruz e mobilizado pelo Escritório de Captação de Recursos (EC/Fiocruz), reuniu empresas, organizações sociais e indivíduos, que juntos viabilizaram a ampliação do atendimento à região amazônica, incluindo as populações indígenas, localizadas no norte do país. Ao todo, nesta frente de atuação, foi possível investir R$ 9.134.791,71. 

O recurso viabilizou a disponibilização de um barco-laboratório, com capacidade para até 30 pessoas, e estrutura para alojamento e prestação de serviços de assistência médica, tornando possível a ampliação do número de atendimentos e de testagem. Soma-se a esta iniciativa a distribuição de usinas de oxigênio para hospitais do Amazonas.

O programa, junto a população indígena, também possibilitou o envio de EPIs, equipamentos médicos e insumos hospitalares. Além de fortalecer a pesquisa de gigilância genômica do Sars-CoV-2, no Amazonas, com a aquisição de sequenciadores, que permitirão entender melhor a rota do vírus e estabelecer importante infraestrutura em laboratórios de pesquisa no estado. 

O estudo, realizado pela equipe de pesquisa do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), começou em março do ano passado e ao longo desse tempo foi possível sequenciar 250 genomas. “Com esse novo equipamento acreditamos que vamos fazer pelo menos cinco vezes mais, durante esse mesmo período. Também vamos conseguir colocar o laboratório da Fiocruz do Amazonas entre os melhores laboratórios do Brasil para esse tipo de análise”, comenta o virologista Felipe Naveca. Os esforços da equipe de pesquisa da Fiocruz, em Manaus, já levaram à identificação de 18 linhagens do Sars-CoV-2 em 25 municípios do Amazonas, incluindo áreas indígenas e os três primeiros casos de reinfecção pela nova variante P.1 no mundo.

A rede de parcerias com empresas, órgãos judiciários e sociedade civil do programa Unidos Contra a Covid-19 já mobilizou R$497 milhões em apoio às ações da Fundação em todo o Brasil. A Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, por meio do seu Escritório de Captação de Recursos, coordena a mobilização dos recursos captados, além de ser a responsável pela gestão e prestação de contas dos valores doados à Fiocruz. 

Acompanhe aqui todas as iniciativas em prol do enfrentamento à pandemia do Escritório de Capação de Recursos da Fiocruz.

Com informações da agencia de Notícias Fiocruz

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem