EVENTOS : Sanfoneiros já podem se inscrever na Jam Session do VII Festival Internacional da Sanfona


Da   Redação

Podem participar músicos nacionais e internacionais

O termo jam vem das iniciais Jazz After Midinight, que no bom português significa Jazz Depois da Meia Noite. É que nos anos 1950, depois da meia noite, os músicos nos Estados Unidos tinham o hábito, ao saírem dos seus concertos, de se reunirem para fazer o que mais gostavam: improvisar!

Surgiram assim as famosas jam sessions. Com os anos o termo passou a ser empregado em reuniões de músicos de outros estilos de música popular e significa tocar sem saber o que vem à frente, de improviso.

É esse o sentido da Jam Sanfona Session, que acontece desde a primeira edição do festival. Um momento para reunir talentos dedilhando as mais variadas melodias, uma verdadeira interação entre os grandes artistas, músicos locais e amadores, sem discriminação.

Este ano, A Jam Sanfona Session ganhou o formato virtual, ainda em decorrência das restrições causadas pela pandemia da Covid 19, mas apesar do distanciamento social, o encontro de talentos deve ser o maior da história do festival, isso porque o evento será inteiramente on-line, o que permite que sanfoneiros e acordeonistas se inscrevam de todas as partes do mundo. 

“A Jam é um espaço aberto no festival à participação de qualquer sanfoneiro, seja ele profissional ou em formação. Vamos receber junto às inscrições, um vídeo de cada participante tocando a música de sua escolha. Depois vamos reunir esses talentos dentro da programação, nos dias de Lives, no canal do YouTube”, explicou o idealizador e produtor do festival, Celso de Carvalho.

As inscrições são gratuitas e os interessados podem se inscrever até 10 de julho no link disponibilizado na bio do Instragram @festivaldasanfona. Não são exigidos pré-requisitos, apenas saber tocar o instrumento e enviar o vídeo no ato da inscrição.

O VII Festival Internacional da Sanfona será realizado entre os dias 17 e 31 de julho. A programação acontecerá totalmente no formato virtual, com as oficinas “Ritmos Brasileiros”, “Tem Sanfona no Choro” e “Improvisação no Forró, a Jam Session e shows de artistas nacionais e internacionais, como argentino, Raulito Barboza, e o francês, Richard Galianno, considerado um dos maiores instrumentistas da atualidade.

Das atrações nacionais, estão confirmados Targino Gondim, Quinteto Sanfônico do Brasil, Gennaro, Raniel Pernalonga, e Gilberto Monteir, Ivan Greg, Adelson Viana, Silas França, Daniel Itabaiana.

Toda a programação, inclusive as informações sobre as inscrições para oficinas e para a Jam Session podem ser encontradas no Instagram @festivaldasanfona.

O evento tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, além de ser uma realização da Conspiradoria Projetos e Produções e Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos Ltda.

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem