EVENTO: VII Festival Internacional da Sanfona começa neste sábado (17) com Lives de Ivan Greg, Adelson Viana, Targino Gondim e Quinteto Sanfônico do Brasil. Veja Link .


Da   Redação

Neste sábado todos os olhos dos amantes da sanfona devem estar voltados para a transmissão das Lives da primeira noite de shows da VII edição do Festival Internacional da Sanfona. As apresentações marcam também, o início do festival que contempla além dos shows, oficinas e a Jam Sanfona Session.

Pelo menos 14 artistas, das mais variadas nuances de sons e ritmos que a sanfona é capaz de produzir, vão se apresentar no festival. Os shows, que até a última edição eram realizados no município baiano de Juazeiro, este ano acontecem no formato virtual, ainda por causa das restrições impostas pela pandemia da Covid 19.

Hoje se apresentam: o pernambucano, Ivan Greg, Adelson Viana, do Ceará e o idealizador do festival, Targino Gondim, acompanhado do Quinteto Sanfônico do Brasil.

Ivan Greg é um talentoso músico da atualidade. Aos 9 anos já tocava teclado e sanfona. Em 2006 mudou-se para a Europa e trabalhou na divulgação e valorização da música brasileira e a cultura nordestina. Gravou e realizou shows na Alemanha, Holanda, Espanha, Itália, França, Suécia e Bélgica, além de desenvolver vários projetos nos Estados Unidos. O artista tem influência musical do grande mestre Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Sivuca, Gilberto Gil e Djavan. O samba é outra referência na trajetória desse artista, por isso, o público podeesperar um show muito musical, alegre e dançante.  

Adelson Viana é natural de Fortaleza – CE. Acordeonista, pianista, compositor, arranjador e produtor musical. Vindo de uma família de músicos, teve como primeiro instrumento o acordeom, e como mestre o seu pai, José Viana. Seus tons acústicos fazem contraponto com a rica poética nordestina revelando a musicalidade cultural no choro, forró, xote, frevo e baião.

Com dez álbuns lançados na carreira, Adelson já participou de inúmeros festivais e encontros musicais por todo Brasil e exterior evidenciando o tom universal e a riqueza de timbres e possibilidades da sanfona nordestina.

O sanfoneiro Targino Gondim é atração que não pode faltar na programação do evento. Mais uma vez ele se apresenta com o Quinteto Sanfônico do Brasil, também criado pelo cantor de “Esperando na Janela”.

Cinco sanfoneiros tocando clássicos de diversos ritmos. Esta é a proposta dos músicos e amigos que começaram os encontros em rodadas de sanfonas. Targino Gondim, Sebastian Silva, Gel Barbosa, Marquinhos Café e Rennan Mendes compõem o grupo que vai encerrar a primeira noite de Lives.

A apresentação do festival vai repetir a dobradinha da última edição, e traz os jornalistas Janko Moura e Isabella Ornellas. “É uma satisfação enorme voltar a apresentar um festival tão importante, que retrata muito mais que a cultura regional nordestina e toda a sua ligação fantástica com a sanfona. Estamos falando da música mundial”, ressaltou Isabella, fazendo referência às participações internacionais.

Os shows começam às 20 horas com transmissão pelo canal do Festival no YouTube. Além das atrações, o público vai poder conferir trechos das edições passadas e também sanfoneiros que mandaram suas apresentações de todas as partes do mundo. O espaço, veio substituir a já tradicional Jam Sanfona Session, que reunia músicos profissionais e amadores de uma forma presencial e improvisada durante o festival.

A organização recebeu vídeos de todos os lugares e hoje quem assistir a live vai conferir talentos da França, Rússia, Itália, Holanda, isso sem falar dos músicos de várias cidades da Bahia, Piauí, e Sergipe.

No próximo sábado (24) os shows serão de Silas França e Daniel Itabaiana, Mestre Genaro e Raúl Barboza, da Argentina. No encerramento do festival, no dia 31, se apresentam Raniel Pernalonga, Gilberto Monteiro e o francês, Richard Galliano.

O VII Festival Internacional da Sanfona tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, além de ser uma realização da Conspiradoria Projetos e Produções e Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos Ltda.


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem