EVENTO: Últimos dias de inscrições nas oficinas do VII Festival Internacional da Sanfona - Oficinas serão on-line e as inscrições são gratuitas. Veja vídeos-chamadas


Da   Redação

Terminam no próximo sábado (10), as inscrições para as oficinas oferecidas este ano durante o VII Festival Internacional da Sanfona.

Podem participar todos os sanfoneiros profissionais e amadores, independentemente do nível de habilidade com o instrumento (iniciantes, intermediários ou avançados).

Todas as oficinas são gratuitas e acontecem no formato virtual pela plataforma Google Meet e para fazer a inscrição basta acessar o link disponibilizado na Bio do Instragram @festivaldasanfona.

Serão ministradas três oficinas de sanfona: “Ritmos Brasileiros”, “Tem Sanfona no Choro” e “Improvisação no Forró”.

A oficina “Ritmos Brasileiros”, acontecerá nos dias 20 e 22 de julho, ministrada pelo sanfoneiro Marquinhos Café, que dará dicas especiais de Forró, Xote, Baião, Xaxado, Marchinhas, Frevo, Chorinho e Samba.

Marquinhos Café, tem 26 anos de carreira como instrumentista e foi aluno do Maestro e Mestre Camarão em Pernambuco, e vem continuando com esse legado de passar o conhecimento que adquiriu nessa estrada, passando seu conhecimento sobre esse fabuloso instrumento.

A oficina “Tem Sanfona no Choro”, será nos dias 27 e 29 de julho, com Marcelo Caldi.  A oficina tem foco no estilo, linguagem e repertório de grandes sanfoneiros que tocaram e tocam choro.

Marcelo Caldi, além de sanfoneiro, é pianista, compositor, arranjador sinfônico, produtor, cantor, maestro, diretor musical. É reconhecido como um dos sanfoneiros mais importantes de sua geração, levando adiante o legado de mestres como Luiz Gonzaga, Orlando Silveira, Chiquinho do Acordeom, Sivuca, Dominguinhos, Oswaldinho e outros. Participou dos mais importantes festivais de música instrumental no Brasil e já levou seu trabalho para países como Portugal, França, Itália, Alemanha e Japão.

A oficina de “Improvisação no Forró”, com o sanfoneiro Chico Chagas, que trará dicas e truques de como se preparar para os improvisos com o instrumento. As aulas serão nos dias 28 e 30 de julho.

Chico chagas é acordeonista, pianista, baixista, compositor e arranjador. Nasceu no Acre e aos 7 anos já tocava acordeon. Viveu no Rio de Janeiro por mais de 20 anos, onde tocou com grandes nomes da música nacional e internacional. Morou durante três anos na Europa, entre Alemanha, França e Inglaterra. O artista faz uma combinação da autêntica música brasileira com uma releitura do jazz e é um dos poucos acordeonistas brasileiros que tocam a música da Amazônia. Fez inúmeras gravações para a TV Globo, dentre elas, duas aberturas de novelas. Gravou a abertura de "Chocolate com Pimenta", e sua gravação mais recente, na abertura da novela "Segundo Sol".

O VII Festival Internacional da Sanfona será realizado entre os dias 17 e 31 de julho, totalmente no formato virtual, ainda em razão da pandemia da Covid-19.

A programação conta ainda com a Jam Session, que será um momento para sanfoneiros de todo o mundo apresentarem seus talentos dentro do festival e os shows, em formato de Lives, durante as noites de sábado.

Vão participar dos shows desta edição: Ivan Greg, Adelson Viana, Targino Gondim, Quinteto Sanfônico do Brasil, Silas França, Daniel Itabaiana, Mestre Gennaro, Raniel Pernalonga, Gilberto Monteiro e os artistas internacionais, Raúl Barboza (Argentina) e Richard Galliano (França).

Toda a programação, inclusive as informações sobre as inscrições para oficinas e para a Jam Session podem ser encontradas no Instagram @festivaldasanfona.

O evento tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, além de ser uma realização da Conspiradoria Projetos e Produções e Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos Ltda.


Agendamento de entrevistas:
Isabella Ornellas
Jornalista - Assessora de Comunicação
 (74)9 8803-1102 (87)9 9996-1102
Isabella.ornellas@hotmail.com

 




Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem