Comunidade Quilombola do Curral Novo, em Juazeiro (BA) é vacinada contra o coronavírus


Da  
Redação

Quilombolas residentes da comunidade do Curral Novo, localizada a cerca de 20 quilômetros do centro de Juazeiro (BA), receberam, no dia 19 de junho, a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Ao todo 167 moradores, maiores de 18 anos, foram vacinados. Segundo a presidenta da Associação de Moradores, Agricultores e Criadores do Curral Novo, Salitre e Vizinhanças, Eliete Leite, o momento da vacinação foi um processo organizado e celebrado pela população: “Foi muito bonito e contagiante! Momento de renovação da comunidade. Acredito que juntas somos capazes de reivindicar nossos direitos.”

A comunidade está concluindo o processo de certificação junto à Fundação Cultural Palmares, mas há anos já aparece em vários levantamentos como quilombola, como nos dados do extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário, no filme “Quilombos da Bahia”, de Antonio Olavo e, mais importante que tudo, na autodeclaração da comunidade, que há muitos anos se reconhece como  quilombola, como acentuou a professora Márcia Guena, da Universidade do Estado da Bahia e uma das coordenadoras do Grupo de Articulação Quilombola,  que tem assessorado a comunidade nesse processo.  

A comunidade do Curral Novo tem uma história de luta e de ocupação do território  de aproximadamente 150 anos.  Os moradores preservam seus hábitos e costumes da cultura negra na região, como exemplo o Samba de Véio - expressão musical e artística presente entre as comunidades quilombolas. Para celebrar a conquista da vacinação, o momento foi iniciado com uma apresentação da canção de Reis que traz os seguintes versos:


Hô me abra a porta
Sinhá Ê
Eu quero entrar
Eu sou Quilombola la
Sinhá Ê
Vim me vacinar
Isso vai passar
Hô Sinhá Ê
E eu volto a sambar
Sinhá Ê
 
Vem pra cá Zelô
Sinhá Ê
Vem pra sambar
Eu não posso não
Sinhá Ê
Tem que imunizar
Ô Sinhá Ê
 
Ô Nazaré , Nazaré
O Povo da vacina chegou
Ô Nazaré Nazaré
O Povo da Vacina Chegou!

 

Texto: Nicole Muniz
Graduanda em Jornalismo em Multimeios -UNEB
Voluntária no Projeto de Extensão Articulação Quilombola

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem