OFTALMOLOGIA : "MOSCAS VOLANTES" NA VISÃO - O QUE SÃO E DEVO ME PREOCUPAR? ASSISTA AO VÍDEOS!




Da redação
Por: Taciano Medrado

Olá caríssimos leitores, essa semana levei um susto. Estava na quinta-feira passada trabalhando no computador quando de repente percebi uma mancha preta  na lente direita do meu óculos do tamanho de uma pequena mosca e tentei limpar, porem,  a mesma permanecia, fui ao banheiro lavar o olho e a mancha teimava em permanecer, daí para minha surpresa identifiquei que o problema não era  externo , mas sim interno ao  meu olho direito. eu acabara de se acometido da famosa MOSCA VOLANTE

Mas afinal que fenômeno fisiológico é esse?

Pesquisando na internet sobre esse sintoma descobri que o fenômeno que aconteceu comigo se chama “Mosca volante” e decidir então compartilhar como você informações sobre o assunto. 

Vamos lá!

Está vendo pontos pretos na visão que seguem o movimento de seus olhos, as famosas moscas volantes? Atenção: você pode estar com descolamento de vítreo ou com outro problema ocular!

A princípio, não costuma ser motivo de muitas preocupações. Porém, existe um risco associado, que é o da ocorrência de fragilidades na retina. Isso pode acontecer porque o vítreo é um gel que preenche a cavidade ocular e que protege essa parte tão importante do olho.

O sintoma mais frequente do descolamento é a presença das chamadas moscas volantes, que são aqueles pequenos pontos ou manchas escuras que flutuam pelo campo de visão formando imagens como teias de aranha, nuvens ou rabiscos.

Mas nem sempre esse deslocamento do vítreo é a causa do aparecimento desses pontos pretos na visão, que também podem estar relacionados com outras patologias oculares.

A seguir, explicaremos o fenômeno com mais detalhes, indicando suas possíveis causas, sintomas mais comuns e aqueles que podem indicar maior gravidade e formas de tratamento para cada caso. Continue a leitura e confira!

MOSCAS VOLANTES? O QUE SÃO?

As chamadas moscas volantes são pequenas frações de vítreo condensadas (grumos), formadas quando esse gel do globo ocular se solta da retina, o que é um processo natural que ocorre quando envelhecemos. A impressão que causam é a de que estão do lado de fora, quando, na realidade, estão flutuando dentro da cavidade ocular.

Esses pontos pretos na visão deslocam-se de acordo com os movimentos oculares, no entanto, não os acompanham com exatidão, parecendo escapar quando a pessoa tenta olhar diretamente para eles.

Esse constante movimento produz imagens que se assemelham ao formato de insetos, teias de aranha, linhas ou nuvens (daí a causa de receberem o nome de moscas volantes!). O que percebemos no campo visual são as sombras dos grumos exibidas sobre a retina.

É importante esclarecer que, na maior parte das vezes, essas manchas não interferem no que enxergamos. Entretanto, ao passarem pela linha de visão, essas partículas podem efetuar um bloqueio da luz, gerando sombras na retina. Esta última, por sua vez, é uma faixa que fica localizada no fundo do olho, e sua principal função é receber os estímulos luminosos e enviá-los para o cérebro através do nervo óptico.

Essas alterações visuais costumam ser mais diretamente percebidas em ambientes com alta claridade ou iluminação (luz natural ou artificial) como, por exemplo, céu claro com sol forte, tela de computadores ou celulares, etc.

EXISTE UM GRUPO DE RISCO?

Sim, existem alguns indivíduos mais inclinados a possuírem problemas como esse. Como já dito, o fenômeno está diretamente relacionado com o envelhecimento do corpo, isto é, conforme o avanço da idade.

Dessa maneira, o grupo que apresenta maior propensão ao desenvolvimento de moscas volantes é o de pessoas com mais de 50 anos. O número cresce ainda mais em idosos que possuem idade em torno de 80 anos. Apesar disso, o problema também pode ocorrer em pessoas mais jovens, sobretudo àquelas que têm miopia.

Pacientes que, em algum momento, foram submetidos à cirurgia de catarata, retina ou que tiveram doenças como a uveíte (inflamação da úvea, que é a parte do olho que abarca a íris, o corpo ciliar e a coroide) também costumam relatar o aparecimento desse tipo de manchas na visão.


DEVO ME PREOCUPAR COM OS PONTOS PRETOS NA VISÃO?

Quando o processo está restrito ao vítreo, apesar de desconfortável, ele não oferece perigo imediato à saúde dos olhos. Costumamos também, em geral, aprender a conviver com as suas manifestações. Como falado anteriormente, essa condição não costuma ser grave, mas pode vir a ser. Confira quais são as possíveis causas do aparecimento das moscas volantes e saiba quando se tornam motivo de preocupação.


DESCOLAMENTO DE VÍTREO

A razão para a ocorrência de descolamento de vítreo é a liquidificação do mesmo. Ele é um gel transparente e viscoso que ocupa a maior parte do interior do globo ocular,  composto por 99% de água e está em contato tanto com a retina, no segmento posterior dos olhos, quanto com o cristalino, esse na anterior. A substância é responsável por conservar o formato esférico do olho, além de proteger a retina.

Quando nascemos, o humor vítreo é bastante espesso, tal qual uma gelatina. Porém, com o passar dos anos, ele vai ficando mais líquido e menos gomoso. Uma das consequências desse fato é que ele pode se desprender de alguns pontos da retina, formando aquilo que os oftalmologistas denominam como descolamento de vítreo.

Denomina-se descolamento de vítreo posterior total quando o fluido gelatinoso está totalmente desgrudado da retina. O parcial refere-se ao fato de existirem fragmentos ainda aderentes.

É necessário frisar que o acontecimento não é encarado como uma doença, visto que ele decorre de um processo normal de envelhecimento do corpo. Mas apesar de não apresentar riscos imediatos à visão, é preciso estar alerta aos sintomas, para evitar complicações ou agravamento do estado.

Sintomas do descolamento de vítreo

A principal queixa dos pacientes que possuem descolamento de vítreo é o aumento súbito do número de moscas volantes e de flashes de luz (fotopsia) no campo visual. Outro sintoma frequentemente citado é a sensação de que os olhos estão mais “pesados”.

 

Os flashes de luz decorrem quando o vítreo, durante o processo de descolamento, efetua uma tração na retina. Isto é, realiza um estímulo mecânico que incide diretamente sobre ela. O efeito é o aparecimento de uma espécie de clarão de luz ou, como dizemos popularmente, uma sensação de “ver estrelas”, bem parecida com aquela obtida quando cerramos e apertamos os olhos, de forma a comprimir o globo ocular.

 

Os flashes luminosos podem ser um indicativo de casos de maior gravidade, isto é, podem estar associados a perturbações na retina decorrentes do descolamento de vítreo. Por isso, recomenda-se que os pacientes procurem efetuar uma avaliação com um retinólogo.

 

Esse profissional é altamente capacitado para identificar a origem do problema, que pode variar entre rasgaduras, buracos ou, em situações mais graves, de descolamento total de retina, que são as outras possíveis causas do aparecimento de moscas volantes.

RASGADURA OU BURACO NA RETINA

Ocorre quando há o descolamento do vítreo, uma vez que alguns de seus pedaços podem ficar presos na retina, produzindo, assim, uma rasgadura nessa região. É mais comum que essa complicação ocorra em pacientes que contam com altos graus de miopia.

 

Sintomas da rasgadura ou buraco na retina

 

Percepção de flashes luminosos, além das moscas volantes, são também sinais desse problema. Também pode ocorrer perda gradual da visão, que se torna embaçada e distorcida, principalmente durante atividades que exigem foco, como a leitura ou, ainda, a costura. É uma condição bastante séria e não deve ser negligenciada, pois pode ocasionar um descolamento da retina e, consequentemente, a perda da visão.

DESCOLAMENTO DA RETINA

É um problema grave que pode provocar perda de visão e cegueira. Assim como o nome já sugere, consiste na separação dessa estrutura que se localiza na parte posterior do olho da camada na qual está colada. Normalmente, começam em uma pequena área como resultado de uma rasgadura, como mencionado acima.

Há a possibilidade dessa área aderir novamente à camada superior, provocando o que é chamado de descolamento de retina parcial, ou haver o descolamento por completo da retina.

Sintomas do descolamento da retina

Os sintomas dessa patologia são muito similares ao descolamento de vítreo, havendo o aumento no aparecimento de pontos pretos na visão, aumento dos flashes de luz e pode, ainda, acompanhar a perda repentina da visão, que pode afetar apenas as áreas periféricas ou ser completa.

INFLAMAÇÃO OCULAR

Algumas doenças inflamatórias da retina (uveítes) também podem ser a causa do aparecimento de moscas volantes. Elas podem ocorrer pelo contato com vírus, bactérias, fungos e protozoários, por reações autoimunes do corpo ou ainda sem haver uma causa aparente. Caso não seja tratado, pode levar ao descolamento de retina, que já foi tratado acima e pode ter sérias consequências para o paciente.

Sintomas das uveítes

Normalmente, apresentam sintomas de dor e inchaço na área dos olhos ;coceira; visão turva; vermelhidão; e aparecimento de moscas volantes.

HEMORRAGIAS NA CAVIDADE VÍTREA

As hemorragias na cavidade vítrea consistem no sangramento na parte posterior e interna do olho. Elas podem ocorrer por diferentes motivos e os mais comuns são: trauma ou machucados na área ocular; retinopatia diabética; ;descolamento de retina; doenças vasculares na região da retina; crescimento anormal de vasos sanguíneos dentro do olho; e descolamento do vítreo.

Sintomas das hemorragias na cavidade vítrea

Normalmente, são percebidas pelos pacientes por meio do aparecimento de manchas. Também pode acompanhar perda da visão e grandes sombras na vista.

Como os sintomas e as patologias são praticamente indistintos, o correto a ser feito é procurar um oftalmologista assim que perceber os principais pontos pretos na visão. Somente esse profissional pode verificar adequadamente qual é a gravidade do seu caso, assim como determinar sobre a necessidade ou não de tratamento.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

O diagnóstico da patologia causadora das moscas volantes é feito através do exame de fundo de olho, também chamado de mapeamento de retina. O procedimento é indolor e consiste na dilatação da pupila seguida pela projeção de uma luz forte que permite que o médico responsável veja se há ferimentos ou alterações na parte posterior do olho.

Assista ao vídeo abaixo com o Dr. Alexandre Rosa falando mais sobre o exame de mapeamento de retina!

Na maior parte dos casos, também é indicado efetuar uma ultrassonografia, exame que também não causa nenhuma dor no paciente e possibilita a visão dos tecidos do olho, a fim de verificar a existência de lesões que podem causar o descolamento da retina ou mesmo identificar doenças inflamatórias, como as uveítes.

Vale ressaltar que o diagnóstico deve ser feito por um médico especializado que poderá traçar o tratamento ideal para cada caso e evitar as possíveis complicações que podem ser irreversíveis, como a cegueira.

COMO TRATAR AS MOSCAS VOLANTES?

Não existe um tratamento específico para o descolamento de vítreo. Todavia, como o principal de seus sintomas (as moscas volantes), apesar de inofensivo, é bastante incômodo, muitas pessoas procuram uma maneira de se livrar dele. Vale reforçar que não há necessidade disso, visto que essas manchas ou pontos na visão não oferecem risco para a saúde ocular e tendem a desaparecer ao longo do tempo.

Antigamente, o único tratamento possível para a diminuição das moscas volantes era uma cirurgia — bastante invasiva — denominada vitrectomia. O procedimento consiste na retirada de parte ou de todo o humor vítreo do olho e a sua substituição por um gel lúcido estéril.

Porém, os contras dessa operação costumam superar os prós. Dentre os riscos possíveis, estão o descolamento da retina provocado cirurgicamente e as infecções oculares sérias. Somado a isso, ainda que sejam raras as ocasiões, o procedimento pode aumentar a quantidade de pontos pretos na visão. Devido a esses motivos, cirurgiões oftalmológicos geralmente não recomendam a cirurgia.

Se o surgimento de moscas volantes não estiver mais limitado ao descolamento de vítreo, e sim ao descolamento da retina, outros tratamentos são indicados e devem ser realizados com rapidez.

As cirurgias apropriadas para o descolamento de retina são a retinopexia ou a já citada vitrectomia. É preciso enfatizar novamente que só o oftalmologista possui conhecimento suficiente da situação para saber qual é a mais aconselhável.

A prevenção é sempre a melhor forma de cuidar dos seus olhos e da sua saúde como um todo! Não se esqueça de efetuar consultas regularmente, pois elas vão esclarecer suas dúvidas e apontar, de forma rápida, a existência de qualquer irregularidade. Os distúrbios da visão, quando tratados de forma adequada e em tempo hábil, possuem sempre maiores chances de recuperação!



Fonte: Site retinapro

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem