NOTÍCIAS INTERNACIONAIS: ORIENTE MÉDIO - Inteligência turca anuncia prisão de terrorista do Estado Islâmico na Síria

 

Kasım Güler teria planos de ingressar na Turquia com armas e explosivos para um atentado (Foto: Divulgação/Andalou)

Da   Redação
Por: Taciano Medrado 

Turquia anunciou, nesta terça-feira (15), a captura de Kasım Güler, terrorista internacional ligado ao Estado Islâmico (EI). De acordo com a agência de inteligência turca, MIT, ele foi capturado na Síria e conduzido a solo turco. As informações são do site de notícias internacionais A Referência.

Güler, que também usa o nome Abu Usame al Turki, estaria planejarndo um atentado de grande amplitude contra a Turquia. Ele pretendia ingressar no país com armas e explosivos através da fronteira com a Síria, segundo a agência de notícias estatal Andalou.

O Ministério do Interior da Turquia tem uma lista de terroristas procurados que é dividida em cores. Güler estava na categoria máxima, a vermelha. As outras cores são azul, verde, laranja e cinza. 

Depois de combater no Paquistão e no Afeganistão, entre 2008 e 2010, Güler se juntou ao EI em 2014. No grupo jihadista, ocupou posições de comando e foi responsável pelos assuntos financeiros na Europa. 

Combate ao terrorismo

Em 2013, a Turquia foi um dos primeiros países do mundo a reconhecer o EI como grupo terrorista. De lá para cá, tornou-se alvo frequente da organização jihadista. Foram registradas oficialmente por Ancara 315 mortes em virtude desses ataques. 

Atualmente, o MIT realiza uma ofensiva bem-sucedida contra o Estado Islâmico. Em janeiro, a missão de maior sucesso foi a prisão de Mahmut Özden, que também atende por Abu Hamzi. 

Özden é acusado de fornecer os explosivos usados em uma série de atentados a bomba na Turquia. Num deles, 12 turistas alemães foram mortos em Istambul, em janeiro de 2016.

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS