MUNDO: Desastres ligados à água ameaçam cada vez mais vidas e economia, alerta ONU

Alagamento em Bangladesh, em 2020 (Foto: FAO/Fahad Kaizer)
Da   Redação

A crise climática global tem “aumentado e agravado” os desastres naturais relacionados à água, “colocando vidas e meios de subsistência em risco”. A declaração foi dada pelo secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) António Guterres, durante simpósio de desenvolvimento sustentável realizado online na sexta (25). As informações são do site de noticiais internacionais A Referência.

Guterres destacou que, nas últimas décadas, mais de 26 milhões de pessoas foram colocadas em situação de pobreza devido a desastres naturais. E muitos desses desastres estão relacionados à água: enchentes, secas, tempestades, tsunamis ou desabamentos. 

Os desastres relacionados ao clima quase dobraram nas últimas duas décadas, em comparação ao mesmo período anterior. Quatro bilhões de pessoas foram afetadas, milhões morreram e as perdas econômicas chegam a US$ 3 trilhões. 

As mudanças climáticas alteram os padrões de chuva, afetam a disponibilidade de água, prolongam os períodos de seca e calor e aumentam a intensidade dos ciclones, que podem levar a inundações terríveis

Mas a situação ainda deve piorar até 2030, e as projeções sugerem um salto surpreendente de 50% nas necessidades humanitárias decorrentes de desastres relacionados ao clima. 

Redução das emissões 

Uma das formas de combater o problema é manter o aumento de temperaturas sob controle. “Os compromissos atuais são insuficientes, e as emissões [de CO2] continuam aumentando. As temperaturas médias globais já estão 1,2 ° C acima dos níveis pré-industriais”, disse Guterres. 

Emissão de carbono pode aumentar a temperatura média do planeta em mais de 2º C (Foto: Unplash)

A meta estabelecida no Acordo de Paris é manter o aumento de temperatura abaixo dos 2º C, através da redução de 45% nas emissões de CO2 até 2030, atingindo o “zero líquido” em 2050. “Mas estamos longe de cumprir essas metas”, disse o secretário-geral. 

Devido à falta de verba das nações mais afetadas pelas mudanças climáticas, as nações ricas precisam investir cerca de US$ 100 bilhões anualmente. “Investir em infraestrutura durável é um investimento no futuro”, disse o chefe da ONU. 


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem