DICAS DE ECONOMIA DO LAR: Tema de hoje : CARTÃO DE CRÉDITOS - REGIME DE COMPETÊNCIA VERSUs DE CAIXA



Por: Taciano Gustavo Medrado Sobrinho
Bacharel em Administração de Empresas e Professor de Economia, Engenharia Econômica, Contabilidade e Analise de Investimentos

A partir de hoje 08 de junho, semanalmente, todas as terças-feiras o blog do professor TM/Erry Justo trará para seus leitores uma coluna chamada “DICAS DE ECONOMIA DO LAR”. O tema de hoje será: Cartões de créditos - Regimes de competência versus regime de Caixa 

Vamos lá!!

Ter um cartão de crédito é muito bom, saber usa-lo de forma adequada é melhor ainda. Se você não reconciliar essas duas coisas o cartão de crédito se tornará um tormento na sua vida e da sua família. 

Segundo o Banco Central do Brasil, através do setor de  Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil,  havia em 2019, 123 milhões de cartões de crédito e 132 milhões de cartões de débito ativos, representando aumento de 18% e de 14%, respectivamente, em relação a 2018.

De acordo com o estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)O percentual de endividados no país fechou 2020 em 66,5%, . É o maior patamar de endividamento familiar em 11 anos. Em 2019, por exemplo, os endividados eram 63,6% das famílias brasileiras.

As famílias inadimplentes, ou seja, com contas ou dívidas em atraso, chegaram a 25,5% no ano passado, acima dos 24% de 2019. Já as famílias sem condições de pagar as dívidas em atraso somaram 11% em 2020, percentual também superior ao ano anterior, de 9,6%.

O percentual de pessoas que se disseram muito endividadas subiu de 13,3% em 2019 para 14,9% em 2020. As principais fontes de dívidas são cartão de crédito (78,7%), carnê (16,8%), financiamento de carro (10,7%), financiamento de casa (9,5%) e crédito pessoal (8,5%).

O tempo médio de comprometimento das famílias com dívidas no ano passado chegou a 7,2 meses, acima dos 6,9 meses no ano anterior.

Observe que a pesquisa aponta que quase 79% do endividamento das famílias brasileiras se deve ao cartão de crédito, e o pior de tudo isso é que o custo dessa dívida é estratosférica. O adiamento do pagamento integral da fatura do cartão de crédito leva à multiplicação da dívida, que pode sair do controle do consumidor. 

Quem não tem dinheiro para pagar o valor total da fatura, terá a dívida corrigida por taxas mensais de mais de 13% a. m (333% a.a) anuais de juros superiores -  podendo chegar 20% a. m ou 875% a.a segundo a Agência Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste).

Só pra fazer um comparativo, em outros países, a taxa do rotativo do cartão (crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integra) é de apenas 3%. “Essa diferença é o que vemos se compararmos os juros no Brasil com os cobrados pelo mesmo serviço em países europeus e nos Estados Unidos”, argumenta o diretor de estudos e pesquisas econômicas da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Miguel José Ribeiro de Oliveira.

Diante de tudo isso é importante saber usar o cartão de crédito  e acima de tudo compreender o que significa REGIME DE CAIXA E DE COMPETENCIA.

Regime de caixa é o regime contábil que apropria as receitas e despesas no período de seu efetivo recebimento ou pagamento, independentemente do momento em que foram realizadas.

Regime de competência é um método de registro de lançamentos contábeis, que é realizado no período de competência da receita ou despesa realizada. Caso uma empresa tenha feito uma despesa no mês de julho para pagar apenas em setembro, o registro contábil será efetuado em julho, sendo esse o mês de competência da despesa.

Por fim, vai algumas dicas de como utilizar melhor seu cartão de crédito e fazer boas escolhas financeiras? Entenda!

I - Anote todas as despesas. ...

II -Utilize apenas um cartão. ...

III - Evite pagar ou, pelo menos, negocie as taxas de anuidade. ...

IV - Fique atento aos programas de descontos e vantagens. ...

V - Cuidado com o pagamento mínimo da fatura. ...

VI - Evite fazer cartões de loja.

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem