POLÍTICA: Rui 'expulsa' PDT e PL, amplia espaços de PP e PSB e dá secretaria ao Podemos em reforma


Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

O governador Rui Costa anunciou uma reforma administrativa que altera a titularidade de, pelo menos, cinco pastas. As mudanças concluem a expectativa em torno da rearrumação das forças após as eleições de 2020 e também o duelo pelo comando da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Perdem espaço o PDT, que será substituído pelo PSB na Agricultura, e o PL, que deixa o comando do Turismo. As informações são do Bahia Notícias.

De acordo com informações de bastidores, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura ficará sob a tutela de João Carlos, que seguia até então na Secretaria de Meio Ambiente (Sema) sob indicação do PSB. A decisão amplia o espaço dos socialistas no governo, pois o orçamento e a infraestrutura da Seagri é maior do que a pasta controlada pela legenda até aqui. O ex-titular da pasta, Lucas Costa, era uma indicação do PDT.

Movimento similar, também em reação ao apoio à candidatura de Bruno Reis em Salvador, tirou o comando do Turismo do PL - o PDT e o PL marcharam com o DEM na capital baiana em 2020. Fausto Franco, ainda que renegado pelo partido, era considerado cota da legenda. A Setur ficará sob a tutela de Maurício Bacelar, irmão do presidente estadual do Podemos, deputado federal Bacelar. A indicação do consaguíneo foi divulgada pelo Bahia Notícias , porém o nome encontrou resistência do próprio Rui à época.

As mudanças ainda incluem uma rearrumação do secretariado para ampliar o espaço do Progressistas (PP), depois que Nelson Leal não conseguiu o intento de ser reeleito para o comando da AL-BA. O ex-dirigente do Legislativo baiano vai comandar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, até então comandada pelo presidente estadual da sigla e também vice-governador João Leão. O vice, inclusive, permanece no primeiro escalão, agora à frente da Secretaria de Planejamento - Walter Pinheiro (sem partido) era tido como cota pessoal do governador.

Ainda não há informações sobre a nova titularidade da Sema.

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem