NOTÍCIAS INTERNACIONAIS : ONU - Encontro discute como alimentar uma população em crescimento


Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

A 54ª sessão da Comissão sobre População e Desenvolvimento da ONU foi aberta em Nova York na segunda-feira (19). “População, segurança alimentar, nutrição e desenvolvimento sustentável” é o tema deste ano. As informações são do site de notícias internacionais A Referência.

O encontro analisa como o Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, Icpd na sigla em inglês, pode ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs.

Natalia Kanem pediu que “não haja obstáculos a um grande consenso de que a segurança alimentar e a nutrição sustentam todos os ODSs e são essenciais para a dignidade e o bem-estar humanos.”  Antes da pandemia, o mundo tinha 690 milhões de pessoa subnutridas, mas com a crise da Covid-19, este número pode ter subido entre 83 milhões e 132 milhões a mais de pessoas. 

Impacto 

A chefe do Unfpa também destacou o impacto da pandemia de Covid-19, dizendo que as mulheres estão sendo mais afetadas. Para ela, a crise oferece lições de como reconstruir melhor para todos.  

Em declarações à ONU News, a diretora do Escritório do Unfpa em Genebra, Mónica Ferro, lembrou da aprovação do Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, em 1994. A medida estabelece várias prioridades.  

O Programa de Ação estabeleceu que os direitos, a saúde sexual reprodutiva, o empoderamento das mulheres e a igualdade de gênero eram fundamentais para o bem-estar das nações e das suas populações”, disse Ferro.

Segundo ela, a implementação deve auxiliar a realização do desenvolvimento sustentável até 2030. “Vamos ouvir falar sobre como a insegurança alimentar e a má nutrição aumentaram durante a pandemia. Isso veio provocar um ambiente mais tenso e exacerbar a violência com base no gênero e o casamento infantil”, apontou.

A má nutrição tem também um impacto negativo sob as gravidezes e a saúde dos recém-nascidos. “Ela compromete a saúde ao longo da vida”, afirmou a diretora.


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS