FACAPE: Alunos da pós-graduação desenvolvem projeto de conscientização sobre temas sociais

 


 

Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

Cerca de 23 alunos do curso de especialização em Psicologia Jurídica da  da pós-graduação da Faculdade de Petrolina - Facape, desenvolveram um projeto de conscientização e debates sobre temas sociais. A atividade, orientada pelo professor da disciplina de Formação Profissional na Psicologia Jurídica Policial e Criminal, Marcelo Ribeiro, apresenta temas como violência contra a mulher, feminicídio, importunação sexual e direitos humanos, com a produção de conteúdo para mídias sociais.

A ideia conscientizar a sociedade, e para isso, o professor Marcelo Ribeiro propôs que os  trabalhos saíssem do convencional e da formalidade, provocando interação dos alunos, para fomentar discussões de pautas sociais, através das mídias digitais, ampliando essas discussões e trazendo para o campo acadêmico.

“A ideia era sair dos trabalhos convencionais e aproveitar o que os estudantes já faziam, que são suas interações nas redes sociais e nas mídias digitais de um modo geral. Então solicitei aos estudantes que produzissem conteúdos a serem postados nessas mídias, que poderia incluir vídeos no YouTube, e posts em redes sociais e blogs”, explica Marcelo.

O professor descreve o sucesso da dinâmica que foi amplamente abraçada pelos alunos, além de promover um retorno em forma de conscientização e informação para a sociedade. Os temas escolhidos pelos alunos,  foram debatidos e selecionados em conjunto durante as aulas.

“Essa atividade mobilizou muito os estudantes em termos de motivação e interesse. Além disso, esses conteúdos são uma forma deles contribuírem de algum modo com as demandas sociais, isso porque os conteúdos estão sendo divulgados, levando informações, promovendo reflexões e, até mesmo, servindo para inspirar outros estudantes e profissionais a seguirem por esse caminho”, destaca o professor.

Randriele Barros é aluna de curso de pós-graduação da Facape e participou da atividade. A discente destaca o tema da equipe na qual fez parte:  "Violência contra mulher", onde o objetivo foi ratificar a força da lei que assegura e protege as mulheres, principalmente diante das circunstâncias que vivem, frente a pandemia da covid-19.”

Randriele também destaca a importância do projeto idealizado pelo professor Marcelo Ribeiro, afirmando se tratar de um método muito eficaz, em levar informações e discussões de assunto relevantes.

“Nesse projeto realizado durante as aulas, coloquei a minha experiência, onde pude ampliar a visão e conceitos diante dos diversos temas aludidos entre os alunos. Vale dizer que faz toda diferença quando buscamos alcançar o público alvo de forma criativa, objetiva e sem tantas formalidades. Cada tema exposto pelas equipes, sem dúvida alguma trouxe um impacto, juntamente com uma boa reflexão para os leitores, levando a comunidade, conceitos de direitos, deveres e informações pertinentes a respeito do cotidiano e vivência da sociedade”, finaliza.

 

Assessoria de Comunicação da Facape

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem