SEDES: Serviço oferecido pelo Centro POP de Juazeiro possibilita volta para casa de pessoas em situação de rua


Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

Movimentos migratórios são eventos constantes no Brasil e em outros países. É comum o deslocamento de pessoas para cidades maiores ou menores, em busca de oportunidades de emprego ou melhores condições de vida. Entretanto, nem sempre essas expectativas são atendidas e quando o sonho de viver em outra cidade não dá certo, o migrante pode se encontrar em uma situação de rua, sem recursos para retornar ao seu município de origem. 

Pensando em acolher essas pessoas, a Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) e do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), disponibiliza um serviço que torna esse retorno possível. “Nós fazemos uma busca ativa entre os usuários que procuram o Centro POP e identificamos pessoas que têm o desejo de retornar à sua cidade natal. Apenas no mês de fevereiro cinco pessoas já foram atendidas pelo serviço”, conta a diretora de Proteção Especial da SEDES, Sandra Faustino. 

De acordo com o gestor da SEDES, Teobaldo Pedro, um critério importante para receber o benefício é que a família do usuário aceite recebê-lo. “O nosso trabalho não é apenas entregar uma passagem. É uma ação de cuidado com o próximo. Esse usuário é ouvido por nossa psicóloga e por uma assistente social, posteriormente buscamos reforçar seus vínculos familiares e só depois de restabelecido o vínculo, ele é embarcado em um transporte direto para a sua cidade de origem”, explica o secretário. 

O serviço é direcionado para pessoas em situação de rua e, para ter acesso, o usuário deve procurar o Centro POP, localizado na Rua Almirante Custódio Melo – Country Club. 

Ascom/SEDES 


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.co

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem