Prefeitura de Juazeiro vai melhorar estrutura de postos de saúde para oferecer atendimento de qualidade à população

 

 

 


Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

O secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa e a superintendente de Atenção Básica, Marília Andrada, fizeram na segunda-feira (22) e na terça-feira (23), visitas a várias Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, na sede e no interior.

O objetivo do trabalho é ver de perto a estrutura física das unidades e como está o funcionamento de consultas médicas, da odontologia, abastecimento das farmácias, a vacinação e ao mesmo tempo, ouvir os trabalhadores da saúde nas suas demandas para atender melhor à população.

No interior, a equipe da Secretaria de Saúde (Sesau) visitou as unidades de Carnaíba, Juremal, Massaroca e Abóbora nessa primeira semana de avaliação in loco. Os maiores problemas são os prédios. A maioria apresenta problemas na estrutura física como rachaduras, infiltrações e pintura, a exemplo da UBS de Carnaíba. Muitos não passam por reformas há mais de quatro anos. Outros funcionam em prédios alugados, como é o caso da UBS de Massaroca.

O secretário Fernando Costa visitou o prédio onde funcionava a UBS de Massaroca e que foi fechado há mais de quatro anos. Desde então, o posto de saúde funciona num prédio alugado. “O prédio está abandonado e apresenta rachaduras na estrutura. Vamos solicitar uma limpeza e pedir uma avaliação técnica da Secretaria de Obras para saber se podemos reformar o imóvel, porque o alugado precisa de reforma. Uma parte do forro da sala de espera dos pacientes desabou, e a gente precisa avaliar como investir os recursos para melhorar as UBS’s do município”, explicou o secretário.

Funcionamento das UBS’

Todas as unidades estão funcionando normalmente, com atendimento diário à população. A Prefeitura abastece semanalmente os postos com  EPI’s e medicamentos, o que não estava acontecendo com regularidade até o final do ano passado.

“A Secretaria de Saúde está com um relatório das unidades visitadas até agora que estão precisando de equipamentos, de reforma e até de construção de novas UBS’s. Nosso trabalho será diligente nessas demandas para humanizar o atendimento à população”, ressaltou Marília Andrada.

Na área urbana, foram visitadas as UBS’s do Tabuleiro, Itaberaba e Residencial Juazeiro. O prédio do Tabuleiro precisa de reforma - o que não aconteceu desde a construção. A área tem espaço para ampliação para melhor atender a demanda dos moradores atendidos pela unidade.

No Itaberaba, o posto tem uma boa estrutura física mas precisa de uma reforma, como pintura por exemplo. O secretário de Saúde conversou com os servidores para ouvir as demandas e encerrou a visita. O cronograma segue pelas unidades da sede e do interior nas próximas semanas.

Texto: Maria Lima - Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS