DICAS DO PROFESSOR: Importância do Laudo Médico do INSS.



Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado 

A matéria de hoje vamos falar de um assunto pouco falado e muito importante para os segurados do INSS. Você sabe a importância do Laudo Médico do INSS?

Laudo Médico INSS 

Este documento é necessário para comprovar a incapacidade laboral do segurado, é através dele que será atestado incapacidade permanente ou temporária e qual o tipo de benefício o segurado poderá requerer. 

Este laudo é uma documentação oficial emitida por uma clínica, contando com a assinatura de um médico responsável. 

Com este laudo é possível fazer um acompanhamento da doença e sua evolução.

Portanto este laudo vai reafirmar o estado de saúde do paciente.

O que caracteriza um laudo médico?

De acordo com o Conselho Federal de Medicina é necessário considerar a doença do paciente e as atividades laborais que ele exerce, se de fato a doença irá atrapalhar a exercer suas atividades rotineiras e isto será atestado através de exames clínicos.

O Laudo médico deve apresentar as seguintes informações. Veja!

O nome do paciente;

Histórico da doença

 CID da doença

Informações do tempo de incapacidade ou se é por tempo indeterminado

Data

Especificação se a incapacidade impede o paciente de realizar suas atividades trabalhistas

Assinatura e carimbo do médico profissional.

Vamos ressaltar que independente se o laudo médico for de rede privada ou pública, ele só valerá quando apresentar os dados citados acima. 


Qual a validade do laudo médico? 

É válido por 90 dias o laudo para a perícia médica do INSS, com isso é  necessário que o paciente esteja com suas documentações regularizadas para não ter dores de cabeça.

O prazo para o Judiciário, o Juiz da Justiça Federal,  se for em casos de solicitação de benefício por incapacidade, o laudo será válido por até 180 dias

Um fator muito importante que o segurado deve estar atento, é a data da incapacidade, pois, é através dela que o segurado poderá receber seu benefício.

O que é perícia médica do INSS? 

Esta perícia é um procedimento médico que é realizado por um profissional de saúde do INSS. 

A perícia médica do INSS é obrigatória, o principal foco desta perícia é atestar se existe a doença , se a incapacidade é temporária ou permanente e se vai atrapalhar no desempenho das suas atividades rotineiras

Por isso esteja atento às documentações, aos laudos médicos para que o seu benefício seja concedido sem burocracias.

Lembre-se, o que vai lhe garantir a concessão de tal benefício é a incapacidade que a doença causa para você exercer suas atividades laborais.

 

Fonte: Jornal contábil 

 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com


Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.


 

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem