DENÚNCIA: Empresa aérea Latam é um dos alvos de operação que mira Eduardo Cunha

Foto reprodução internet


Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

A empresa aérea Latam é um dos alvos da Operação Antonov, deflagrada nesta manhã pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que mira também o ex-deputado federal Eduardo Cunha

Segundo a coluna CB Poder, do jornal Correio Braziliense, promotores do Gaeco e policiais militares de São Paulo cumpriram mandado de busca e apreensão na empresa, em São Paulo. Em Brasília, entre os investigados está também o ex-vice-governador e suplente de deputado federal Tadeu Filippelli. Houve busca e apreensão na casa dele no Lago Sul.

O Ministério Público investiga indícios de crimes praticados entre 2012 e 2014 com o suposto pagamento de propina a Filippelli, então vice-governador do DF, e ao deputado à época Eduardo Cunha (RJ), ambos do MDB, em troca de alteração de lei na Câmara Legislativa para redução de alíquota de ICMS para querosene de avião. A mudança fez com que a taxa para o combustível caísse de 25% para 12%. Os investigadores veem indícios de que Gol e Latam tenho feito pagamento de propina para conseguir a alteração.

A Operação Antonov cumpre 20 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santos e Goiás, autorizados pela Justiça Criminal de Brasília. Conduzida pelo GAECO/DF, a investigação  teve origem na colaboração premiada celebrada entre o Ministério Público Federal e o doleiro Lucio Bolonha Funaro, posteriormente homologada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, em 2018, e compartilhada com o MPDFT.

O nome Antonov faz referência ao Antonov NA-225, que é o maior avião cargueiro de asa fixa do mundo e tem capacidade para mais de 360 mil quilos de querosene de aviação.


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

 

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem