COVID-19: Mortes de pessoas com menos de 60 anos aumentam em janeiro


Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

Pela primeira vez desde o início da pandemia, o percentual de mortes pelo Coronavírus em pacientes com menos de 60 anos aumentou. Mesmo sendo um aumento pequeno, os especialistas afirmam que é um sinal de alerta. Na média, 1 a cada 4 mortos pela doença no país tem 60 anos ou menos. As informações são da UOL

Os dados mostram que a taxa de mortalidade pelo Coronavírus em pessoas com menos de 60 anos caia mês a mês. Em abril de 2020, início da pandemia, a taxa de mortalidade em pacientes desse perfil era de 32%. Já em novembro, essa taxa caiu para 23,1%

Depois das festas de fim de ano, pela primeira vez, a proporção cresceu. A taxa de mortes em pessoas com menos de 60 anos foi de 24,9% em janeiro. Os lugares que apresentaram os maiores índices de crescimento foram aqueles onde houve aumento de casos e ocupação de leitos hospitalares.

O estado que alavancou esse aumento foi Amazonas. Durante o primeiro mês do ano, 40,4% dos mortos tinham menos de 60 anos. Esse foi justamente o período que o sistema de saúde entrou em colapso. Teve falta de oxigênio em hospitais e filas para UTIs.

Além dos problemas no sistema de saúde, outra razão para o aumento dos casos e das mortes no Amazonas é a nova variante da doença. Os cientistas acreditam que essa cepa tem maior potencial de contaminação, o que pode levar o aumento de número de casos e internações. Mas não há indícios de que essa cepa afete a população mais jovem de maneira mais grave.

Outros dados de mortalidade

A faixa etária que mais sofre com a Covid-19 é a de maiores de 70 anos. Eles são 7,5% da população, mas representam 50,7% das mortes pela doença

A população com menos de 60 anos representa 85% da população e possui uma taxa de mortalidade pelo Coronavírus de 25,6%.

 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.co

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem