TECNOLOGIA: Como recuperar conversas apagadas do WhatsApp no Android

Foto ilustração 

Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

WhatsApp é um dos métodos mais utilizados para as pessoas entrarem em contato com amigos e empresas. Já com o passar do tempo, é bem comum que você precise recuperar uma conversa no aplicativo, que pode ter sido apagada por engano em algum momento ou na hora de fazer uma limpeza.

A boa notícia é que se você está no Android e a conversa é mais recente, existe uma boa chance de você recuperar uma conversa do WhatsApp, mesmo que o processo possa ser um pouco complicado. A seguir, confira como recuperar conversas do WhatsApp no Android.


Importante

Os procedimentos descritos no tutorial abaixo não fazem o uso de programas de terceiros que interagem diretamente com o WhatsApp ou de algo que possa resultar em banimentos no mensageiro. O processo, vale lembrar, pode não ser capaz de recuperar todas as suas conversas e você pode perder arquivos e conversas mais recentes.


Como fazer um backup das conversas do WhatsApp

Antes de realmente ir para a parte de recuperar uma conversa do WhatsApp, é importante que você saiba como funciona o backup do aplicativo para ter uma chance maior de recuperar dados futuramente. Por padrão, no Android, mesmo com o backup na nuvem ativado, o WhatsApp mantém uma pasta chamada “Databases”, que tem backups locais dos últimos 7 dias, mas esse número pode ser alterado de acordo com a forma que você usa o programa.



Assim, caso você queira recuperar futuramente alguma conversa que tenha mais de 7 dias, é indicado que você copie os arquivos de backup desta pasta para outro local. Assim, mesmo que o WhatsApp venha a ter backups mais recentes, você terá a chance de recuperar conversas mais antigas.

Como recuperar conversas apagadas do WhatsApp no Android

Para você recuperar a conversa de um backup local no WhatsApp, você precisará de um “gerenciador de arquivos”, que pode ser o que já vem nativo em seu Android ou com opções da Play Store. Já o processo para recuperar uma conversa, vale notar, envolve a desinstalação do WhatsApp. Confira:

1 - Entre nas “Configurações” do Android e vá na parte de “Aplicativos”. O caminho para acesse este menu varia de acordo com a interface da fabricante de seu celular;


2 -  Agora, na lista que surge, localize o WhatsApp e toque nele. Então, clique em “Forçar parada”. Se necessário, ao aparecer uma mensagem, toque no botão confirmar o encerramento do processo;


3 - Abra o gerenciador de arquivos de seu telefone e entre na pasta do WhatsApp, que deve estar no armazenamento principal de seu celular. Em nosso tutorial, nós usamos o gerenciador de arquivos da Xiaomi, que pode ser instalado em qualquer Android;


4.Acesse a pasta “Databases” e selecione o arquivo a partir da data que deseja restaurar uma conversa;


5 -Toque no botão “Mais” representado por “três pontos” e escolha a opção “Renomear”


6 - Agora, dê este nome “msgstore.db.crypto12” sem as aspas para o arquivo que foi selecionado.


Agora que o backup já está com o nome certo para ser restaurado, você ainda precisa fazer uma configuração antes de reinstalar o programa e poder aproveitá-lo. Veja:

1. Abra o programa do WhatsApp normalmente e entre em suas “Configurações”;


 

2.  Toque em “Conversas” e entre em “Backup de conversas”;

3. Selecione a opção “Fazer backup no Google Drive” e escolha a opção “Nunca”. Esta configuração pode ser revertida posteriormente após reinstalar o WhatsApp para você voltar a ter backups na nuvem;


4. Abra o aplicativo do Google Drive, entre em “Backups” e exclua ou desative o backup do WhatsApp para evitar que o mensageiro pegue o backup da nuvem na hora de ser reconfigurado. Aqui, fica a recomendação para apenas “desativar o backup”, já que assim você evita perder as conversas atuais;

5. Feche qualquer processo aberto do WhatsApp e desinstale o programa;

 6. Agora, reinstale o aplicativo normalmente e faça a configuração dele;


7. Ao finalizar o processo, as suas conversas daquele dia do backup já estarão restauradas.


Pronto! Agora, você já sabe como recuperar conversas do WhatsApp que podem ter sido apagadas acidentalmente.


Com informações do site olhar digital.


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem