NA MIRA: Ministro da Justiça pedirá para PF investigar Ruy Castro e Ricardo Noblat de possível prática de crime contra o presidente Jair Bolsonaro

 

Os jornalistas Ruy Castro (esq) e Ricardo Noblat (à dir.) UOL

Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

Texto escrito e compartilhado pelos jornalistas gera repercussão ao sugerir a Trump e Bolsonaro que se suicidem, a  exemplo de Getulio Vargas. Políticos apoiadores do presidente Bolsonaro foram às redes sociais pedir bloqueio dos jornalistas no Twitter.

O ministro da Justiça, André Mendonça, afirmou que solicitará a abertura de um inquérito policial contra dois jornalistas por instigação a suicídio. Embora Mendonça não cite expressamente o nome dos jornalistas, a mensagem é direcionada a Ruy Castro, colunista da “Folha de S.Paulo”, e Ricardo Noblat, da revista “Veja”.

Neste domingo (10), Ruy Castro publicou a coluna  “Saída para Trump: matar-se”, em que sugere que a única forma de o presidente norte-americano entrar para a história como herói é se matando, como fez o brasileiro Getúlio Vargas. “Se Trump optar pelo suicídio, Bolsonaro deveria imitá-lo”, escreveu também o colunistas.

Procurado pelo UOL, Castro respondeu ironizando comentários de Jair Bolsonaro durante a pandemia: “Não sou coveiro”.

Ricardo Noblat republicou em sua conta no Twitter trechos do texto de Ruy Castro. Membros do governo Bolsonaro e apoiadores do presidente cobram que as redes sociais suspendam a conta do jornalista por discurso de ódio. A revista “Veja”, que hospeda coluna de Noblat, repudiou o post do colunista repercutindo o texto de Castro.

“Apenas pessoas irresponsáveis cometem esse crime contra chefes de Estado de duas grandes nações. Fazê-lo é um  desrespeito à pessoa humana, à nação e ao povo de ambos os países”, afirmou o ministro da Justiça, também pelo Twitter.

O crime de instigação ao suicídio tem pena de seis meses a dois anos de reclusão, que pode ser dobrada se a ação for praticada pela internet.

Esta não é a primeira vez que Mendonça solicita a abertura de investigação criminal contra Noblat por comentários no Twitter contra o presidente Bolsonaro.

As informações são da Uol.


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem