UFC 256: Em luta dramática, Deiveson Figueiredo empata com Brandon Moreno e mantém o cinturão

Deiveson Figueiredo Brandon Moreno UFC 256 — Foto: Getty Images

Da Redação
Prof.Taciano Medrado

A luta foi mais difícil do que o esperado, o espaço entre as duas defesas de cinturão foi recorde, o resultado foi incomum, mas o cinturão ficou no mesmo lugar. Deiveson Figueiredo fez um duelo muito equilibrado com Brandon Moreno no UFC 256, e os juízes decretaram empate majoritário (48-46 Figueiredo, 47-47 e 47-47), mantendo o título dos pesos-moscas da organização nas mãos do brasileiro.

- Eu sou o campeão, me senti o campeão em todos os rounds. Na noite passada eu tive um princípio de infecção intestinal, estive no hospital até 2h da manhã e não sabia se lutaria. Mas vim aqui, dei sangue, suor e lágrimas e saí com o cinturão. O árbitro fez o papel dele, o chute pegou na região baixa dele mesmo eu não querendo. Depois eu fui para a porrada mesmo. As pessoas estão acostumadas a me ver vencendo no primeiro round, e hoje eu lutei os cinco rounds e tive uma boa performance. Se quiserem fazer a revanche, eu vou fazer o camp certinho para neutralizar o jogo dele. Eu tive que bater o peso em 21 dias, mas se quiserem uma nova luta, estou aqui. Agora quero descansar, ver a minha família, porque a máquina precisa de um tempo - disse Figueiredo após a luta.


A luta

O primeiro round começou com um chute rodado de Deiveson Figueiredo, que passou raspando ao corpo de Moreno. O brasileiro tentou derrubar o mexicano, que defendeu e o travou na grade. Moreno jogava golpes aproveitando a guarda baixa do campeão, que mostrou a esquiva em dia, evitando ser atingido. Figueiredo conectou golpes de esquerda e de direita, mas o mexicano absorveu e devolveu com jabs. O campeão controlava bem a distância e atacava com segurança, mas Moreno mostrava bom boxe, defendendo-se bem e contra-golpeando com jabs e tentativas de chutes altos. O assalto terminou com os dois atletas trocando golpes junto à grade.

O segundo round trouxe Moreno mais confiante e Deiveson buscando os chutes na linha de cintura e nas pernas. O mexicano se movimentava bem e desferia golpes perigosos, que passavam raspando à cabeça do brasileiro. O campeão chegou a ser derrubado, e ficou por baixo, com o desafiante na guarda. Os dois se levantaram e passaram a trocar golpes no centro do octógono. Figueiredo mostrava maior precisão, mas o mexicano também acertava bons golpes, que eram absorvidos pelo brasileiro. Após mais um bom golpe que abalou Moreno, Deiveson foi para cima do rival, mas acabou sendo derrubado por ele, que buscava se recuperar.

A volta para o terceiro round mostrou que Moreno tinha um ferimento no olho direito. Figueiredo tentou um chute, mas o campeão travou a sua perna. O mexicano, mesmo assim, acertou dois bons golpes. A luta era mais equilibrada do que o esperado, com o desafiante mostrando eficiência na movimentação e no boxe, que faziam o campeão não conseguir se impor como esperava. Um chute ilegal de Deiveson na região genital de Moreno fez a luta ser interrompida por alguns minutos. Antes de a disputa ser retomada, o árbitro Jason Herzog tirou um ponto do brasileiro. Assim que a luta recomeçou, o campeão partiu para a luta agarrada, derrubando o desafiante, que se levantou rapidamente.

O campeão iniciou o quarto round com uma joelhada voadora, desviada por Brandon Moreno. O mexicano conectou dois bons golpes em Deiveson Figueiredo, aproveitando a sua guarda baixa. O desafiante conseguiu mais uma derrubada junto à grade, e o brasileiro levantou-se quase imediatamente, jogando um golpe de esquerda no rosto do rival. Moreno conseguiu uma ótima sequência de diretos que abalou o campeão. Mantendo a guarda baixa, Deiveson recebeu mais golpes e foi derrubado pelo mexicano. O brasileiro dava mostras de cansaço, e de ter sentido muito o castigo no fim do round.

O quinto e último round mostrou o campeão aparentemente recuperado, apostando nos chutes altos para manter o desafiante à distância. Moreno andava na direção de Figueiredo, que se movimentava evitando o confronto direto. Os dois lutadores evitavam correr riscos, e atacavam com a nítida impressão de quererem apenas pontuar. Nos últimos segundos, o mexicano travou Deiveson na grade, mas o brasileiro conseguiu derrubar o rival, terminando a luta por cima, golpeando o mexicano até o fim.

 

Confira todos os resultados do evento:

CARD PRINCIPAL


Deiveson Figueiredo x Brandon Moreno foi julgada empate majoritário (48-46 Figueiredo, 47-47 e 47-47)
Charles do Bronx venceu Tony Ferguson por decisão unânime (triplo 30-26)
Mackenzie Dern venceu Virna Jandiroba por decisão unânime (triplo 29-28)
Kevin Holland venceu Ronaldo Jacaré por nocaute a 1m45s do R1
Ciryl Gané venceu Junior Cigano por nocaute técnico aos 2m34s do R2


CARD PRELIMINAR


Cub Swanson venceu Daniel Pineda por nocaute a 1m52s do R2
Rafael Fiziev venceu Renato Moicano por nocaute aos 4m05s do R1
Gavin Tucker venceu Billy Quarantillo por decisão unânime (triplo 30-27)
Tecia Torres venceu Sam Hughes por nocaute técnico (interrupção médica) aos 5m do R1
Chase Hooper venceu Peter Barrett por finalização aos 3m02s do R3

 

 Fonte: GE/Esportes 

 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem