JUAZEIRO: Operação da Policia Federal cumpre 4 mandados de prisão temporária e 14 de busca e apreensão

 

Policia Federal em frente a Secretaria de Saúde de Juazeiro - Foto; Whatspp

Da Redação
Prof. Taciano Medrado

Conforme noticiado logo mais cedo pela redação do blog do professor TM de que a Policia Federal havia efetuado  uma operação na Secretaria de Saúde do Município, na manhã dessa quarta-feira(16), nos chega a informação de que foram expedidos Quatro mandados de prisão temporária e 14 de busca e apreensão que estão sendo  cumpridos nesse exato momento  em residências, empresas e órgãos públicos de Juazeiro, no Sertão do São Francisco, e na cidade vizinha de Petrolina (PE). As ações fazem parte da Operação Efeitos Adversos que apura o envolvimento de empresas de mesmo grupo familiar em fraudes de licitações destinadas à compra de medicamentos

Segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), que atua em parceria com a Polícia Federal (PF), as empresas investigadas se sagravam vencedoras dos certames e promoviam o desvio de recursos de diversos programas federais direcionados à aquisição de medicamentos em Juazeiro. Ainda segundo a CGU, as irregularidades em Juazeiro foram identificadas em 2019. Pelo que se apurou, empresas de um mesmo grupo familiar concorriam entre si nas licitações para compra de remédios, minimizando a competitividade e ofertando produtos com valores acima dos preços de referência para aquisições públicas, o que gerava pagamentos superfaturados.

Ainda segundo a CGU, as empresas firmaram, juntas, contratos com 28 municípios baianos, entre 2013 e 2018. A estimativa é que elas receberam no período cerca de R$ 34 milhões. Desses municípios, três foram objeto de fiscalização da CGU. Também foi constatada a contratação das empresas pela prefeitura de Petrolina (PE), objeto de fiscalização da CGU, em 2017, no âmbito do quarto ciclo do Programa de Fiscalização de Entes Federativos (4º FEF). Cerca de 60 policiais federais e de nove auditores da CGU participam das ações. As informações são do Bahia notícias .


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem