FAKE NEWS: Boato – Após sofrer queda em banheiro na prisão, o jornalista e blogueiro Oswaldo Eustáquio sofreu lesão na vértebra que o deixou paraplégico.

 


Da redação
Prof. Taciano Medrado

 

Nesta semana, um acontecimento deixou membros de grupos bolsonaristas muito preocupados. Depois de sofrer uma queda na prisão, o jornalista Oswaldo Eustáquio, preso após descumprir ordem de prisão domiciliar dada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, foi levado a um hospital do Distrito Federal

Dentre diversas acusações contra o ministro do STF, surgiu a informação de que Oswaldo Eustáquio teria ficado paraplégico após a queda. Uma das publicações mostra um laudo sobreposto com as palavras “Oswaldo Eustáquio está paraplégico”. Outra publicação coloca a “culpa” da queda em Alexandre de Moraes e diz que a “paraplegia tem causa desconhecida”..

O jornalista Oswaldo Eustáquio está paraplégico, e este acontecimento horrível vai para a conta de Alexandre de Moraes, o ministro que se acha Deus no STF. Desde que entrou para o STF, Alexandre vem tomando inúmeras decisões arbitrárias e tentando silenciar todos aqueles que o criticam.

 

Oswaldo Eustáquio está paraplégico após cair na prisão?

As publicações (o print da publicação acusatória contra o ministro do STF)e a imagem do tal “laudo” que comprovaria que Oswaldo Eustáquio está paraplégico) circularam com muita força na internet. Porém, a informação sobre o estado de saúde não procede.

É fato que o jornalista sofreu uma queda de cima do vaso sanitário da cela enquanto tentava consertar o chuveiro do local. Após a queda, ele foi encaminhado ao Hospital de Base, localizado em Brasília. Foi aí que começaram a surgir os boatos.

Porém, exames mais aprofundados mostraram que ele não corre risco de ficar paraplégico. Vale dizer que, neste meio tempo, Oswaldo Eustáquio teve um pedido de habeas corpus negado no STF e continua tratando a lesão em outro hospital do Distrito Federal. Apesar de toda “atualização”, ao tal laudo e a informação errada continuam circulando na internet.

Resumindo: apesar de a informação continuar circulando na internet, não procede que Oswaldo Eustáquio, jornalista que está preso por decisão de inquérito que apura fake news, está paraplégico. Ele, no momento, está se recuperando de uma queda que sofreu na prisão e teve um pedido de liberdade negado pelo STF.

 

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem