EDUCAÇÃO: MEC anuncia formação continuada e bolsas de intercâmbio a alfabetizadores" .

 


Da Redação
Prof.Taciano Medrado

Uma das primeiras ações voltadas à formação continuada de professores foi apresentada pelo Ministério da Educação (MEC) na terça-feira (8). Trata-se do curso online Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), voltado a docentes alfabetizadores. A iniciativa, ancorada na chamada ciência cognitiva da leitura, é parte do programa Tempo de Aprender, da Secretaria de Alfabetização (Sealf), mas resulta de uma cooperação internacional entre Brasil e universidades de Portugal."

No próximo ano, o governo promete enviar profissionais de magistério das escolas públicas de educação básica para um período de intercâmbio em Portugal. A ideia é que aos educadores seja ministrado um curso sobre conhecimentos científicos em literacia e práticas pedagógicas. Um edital deve ser publicado em janeiro definindo critérios de experiência profissional e acadêmica.

"Queremos lançar sementes para que em futuro próximo universidades recebam jovens no mínimo alfabetizados", afirmou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante o evento de lançamento. "Isso não é baseado em subjetivismo ou ideologia".

Segundo a pasta, 40 mil vagas serão ofertadas a professores de toda a rede de educação básica do país. O curso só terá início em janeiro. O governo ainda não apresentou nenhuma estratégia concreta com relação à formação inicial de professores. Sabe-se que há um desalinhamento entre a academia, em sua grande maioria, e os achados científicos, em especial no campo da alfabetização.

A ação também é lançada em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); o órgão afirma que irá investir R$ 6,3 milhões na iniciativa."

"Sem falsa modéstia, esse programa e este curso, em particular, são uma das maiores iniciativas na história do país relacionadas à alfabetização das crianças", disse Benedito Aguiar, presidente da Capes. "Isso não se reveste de importância apenas pelo fato de ser voltado para alfabetização de crianças através de métodos avançados e cientificamente comprovados. Seus argumentos científicos, a questão epistemológica e o processo de ensino e aprendizagem envolvidos se aplicam, também, à alfabetização de adultos". O MEC afirma ter como prioridade a alfabetização de crianças, deixando o ensino da leitura e escrita para adultos em segundo plano.

Entre outras coisas, o chamado ABC orientará professores quanto a estratégias e atividades a serem adotadas no processo de alfabetização de crianças. O conteúdo é originalmente formulado por especialistas portugueses."

""Alfabetizar a todos os brasileiros é um dos maiores desafios político educacional. Portugal é um dos países europeus que tem se destacado nas avaliações internacionais, e seus profissionais despontam para o Brasil como referências educacionais"  Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização." 

Com informações da Gazeta do Povo


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS