ANIVERSARIANTE DO DIA ; HOMENAGEM DO PROFESSOR TACIANO MEDRADO AO POETA, COMPOSITOR , MUSICO MAURIÇOLA - A CULTURA VIVA DE JUAZEIRO

 


Por: Prof. Taciano Medrado

Hoje dia 19 de dezembro um cidadão juazeirense chamado Mauricio dias Cordeiro, para muitos “Mauriçola” comemora mais um ano de vida. Falar do poeta, musico, compositor “Mauriçola” é fácil e ao mesmo tempo muito difícil.

Digo isso por que as vezes é difícil compreender o que ele está pensando em um determinado momento diante da efervescência hiperativa da sua cabeça, mas por outro lado fica fácil entende-lo quando começa a tracejar seu violão,  a sua  grande paixão. 

Desde de menino, ali na Rua XV de Novembro eu me lembro de Mauriçola já tomando gosto pela musica e pela poesia e se embreando em meio a tantas feras da nossa excepcional musica baiana. A sua interatividade com os "novos baianos" era fantástica. E a banda Ovos Brasil ou Ovos Brasis, sei la! não me lembro muito bem, afinal ja se passaram décadas que Mauriçola trouxe pra tocar na praça do boi? eu estava lá, eu fui testemunha. 

Mas para mim o poeta teve um dos seus mais magníficos "lampejos" de ideias e de inspiração, quando compôs a musica "Erva doce" . Letra  e acordes simples, sem firulas, mas capaz de elevar o nosso estado de espírito no mais alto grau de serenidade, o que dizer desse pequeno fragmento da letra:          ".. quero levar a vida como se a vida fosse um chá de erva doce.." 

A comparação metafórica da vida com a erva doce é simplesmente fantástica  afinal a Eva doce é uma das cultivares medicinais mais conhecida do mundo e a sua propriedades curativas são infindáveis.

Poderia me debruçar sobre um caderno e escrever milhares de laudas pra falar de Mauriçola , mas hoje vou preferi me ater apenas a esses pequena linhas. Que nesse dia de hoje, Deus possa está te iluminado e te protegendo e possa lhe conceder longevidade para continuar exalando cultura para o nosso povo.

Como não sou adepto de bebida alcoólica te ofereço uma xícara de chá de Erva doce .



Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem