AGRONEGÓCIO: Juazeiro, na Bahia, é a primeira colocada no ranking das melhores cidades para investir aponta revista Exame

 


Da: Redação
Prof.Taciano Medrado

Aumento da produtividade e das exportações coloca Juazeiro no topo da atratividade de negócios no setor. Conheça as 100 melhores cidades do país no agro
Primeira colocada no setor de agropecuária do ranking 2020 das 100 melhores cidades para fazer negócio da Urban System, Juazeiro, na Bahia, descobriu há quatro décadas sua vocação para o agronegócio e se transformou em um bem-sucedido polo de fruticultura.

O crescimento da produtividade, o aumento das exportações e a média salarial dos trabalhadores, entre outros cinco indicadores analisados pela Urban System, colocaram Juazeiro no topo dos municípios mais atraentes para investimentos no agronegócio.

Juazeiro, uma cidade com 150.000 habitantes, registrou uma expansão de 56% na produção agrícola entre janeiro e agosto deste ano, comparado ao mesmo período de 2019, e um saldo positivo de 2.583 empregos. Este ano, a expectativa é que a exportaçao de frutas aumente cerca de 20%.

Produtores rurais como Suemi Koshiyama, de Mogi das Cruzes, em São Paulo, vêm colhendo os bons frutos do crescimento do agronegócio na região. O paulista é dono da Special Fruit, um conjunto de cinco fazendas que produzem juntas 20.000 toneladas de manga e uva por ano em uma área de 1.200 hectaress. A despeito da crise, o faturamento deve chegar a 250 milhões de reais, 25% mais do que em 2019. 

Em 1983, quando Koshiyama se mudou para Juzeiro, atraído pela oportunidades que se abriam com o programa de irrigação do Vale do Rio São Francisco, poucas estradas eram asfaltadas e ainda se via jegues pelas ruas.  “Hoje, a cidade está irreconhecível”, diz. “Automóveis de luxo param em frente a bons restaurantes e o crescimento econômico é visível”. 

 

Veja abaixo as 100 melhores cidades para investir agronegócio no Brasil:

 

Fonte: Ranking elaborado pela consultoria Urban Systems com exclusividade para EXAME.


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem