EDITORIAL: DEBATES ELEITORAIS SEM A PRESENÇA DE TODOS OS CANDIDATOS PERDE A SUA EFETIVIDADE E A DEMOCRACIA LAMENTA.

Foto reprodução  Debate TV UM

Por: Taciano Gustavo Medrado Sobrinho
Professor, Engenheiro, Administração

Caros leitores temos observado comportamentos atípicos por parte de alguns candidatos em campanhas eleitorais pelo Brasil afora, estou me referindo a ausência desses nos debates democráticos promovidos por entidades jornalísticas. Isso não é muito saudável para um país que se considera como democrático.

Em Juazeiro e Petrolina nessas eleições alguns candidatos já se recusaram a participar dos debates promovidos, perdendo mais uma oportunidade de apresentar para os eleitores as suas propostas de governo.

“estratégia” não é novidade. Candidatos à Presidência que lideravam as intenções de voto tiveram um comportamento semelhante desde a redemocratização

Na história das eleições desde 1989, há casos de candidatos que lideravam as pesquisas e deixaram de participar de debates no primeiro turno. Foi assim com Fernando Collor de Melo em 1989 , Fernando Henrique Cardos em 1998 e por Lula em 2006. Veja a matéria na época:” O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que desistiu de participar do debate entre candidatos à Presidência que será promovido hoje à noite pela TV Globo. Ele teria telefonado para comunicar a decisão. Assessores do Planalto já haviam informado que Lula não participaria do debate. Em vez disso, iria para o comício marcado para hoje à noite em São Bernardo, no ABC paulista.

A ex-presidente Dilma também se recusou a participar do debate nas eleições presidenciais de 2010.

Em recente eleição presidencial de 2018, o hoje presidente da república Jair Bolsonaro também não participou do debate, usou como justificativa o atentado sofrido durante a campanha e que se encontrava em recuperação e por recomendação médica.

Por fim, debates eleitorais sem a presença de todos os candidatos perde a sua efetividade e a democracia lamenta.


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS