ESPAÇO DO LEITOR: JUAZEIRO: AONDE ESTAVA O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE QUANDO MORRERAM OS BEBÊS NA MATERNIDADE?

 

Foto ilustração internet

Por: Ênio Costa

Feita uma conta macabra, estima-se que cerca de 10 crianças morreram na maternidade nos últimos anos, algumas delas as mães acusam a maternidade municipal de negligência e omissão. Casos que ganharam grande repercussão nacional, como foi o caso mais recente da recém-nascida Vitória, filha da jovem Jessica Alves.

A Secretaria de Saúde emitiu uma nota, que parece ser a mesma para todos os casos, mas o Conselho Municipal de Saúde, nunca emitiu nenhuma nota sobre os casos, e nem tão pouco acompanhou os familiares. Como é o caso da jovem Jessica, que está sendo acompanhada por voluntários?

A importância da atuação do Conselho Municipal, é inestimável porque garante esta inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde na cidade. Em Juazeiro existe cerca de 22 conselhos, mas nenhum funciona bem, a grande maioria aparelhado e servindo ao executivo, como é o caso do Conselho de Saúde.

 

Quais são as atribuições do Conselho Municipal de Saúde?

Em sua função de elaborar e controlar a execução da política pública da saúde municipal regional, o Conselho Municipal de Saúde possui as seguintes responsabilidades:


> Controlar o dinheiro da saúde;

> Monitorar a execução das ações na área da saúde;

> Participar da formulação das metas para a área da saúde;

> Reunir-se ao menos uma vez por mês;

> Acompanhar as verbas que são encaminhadas pelo SUS e também os repasses de programas federais.

 

Por isso, a fiscalização do funcionamento do Conselho é importante, para evitar o seu uso político, principalmente em tempos de eleição.

 

 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem