ELEIÇÕES 2020- JUAZEIRO-BAHIA: PESQUISA A TARDE/POTENCIAL APONTA A CANDIDATA SUZANA COM 49% LIDERANDO COM FOLGA E PAULO BONFIM COM 19%, COROENEL ANSELMO COM 9%

 


Da redação
Prof.Taciano Medrado

Com informações do colunistas Levi Vasconcelos do jornal A Tarde, na edição dessa sexta-feira(30), bem antes da pré-campanha se dizia que Paulo Bonfim (PT), o prefeito de Juazeiro, teria muitas dificuldades para se reeleger. Agora, a 15 dias das eleições, a pesquisa A TARDE/Potencial revela: Suzana Ramos (PSDB) tem 49% contra 19% dele e 8% do Coronel Anselmo Bispo (DEM).

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 29 de outubro, com 600 entrevistas presenciais, das quais 435 na sede do município e 165 dos distritos. A margem de erro é de 4 pontos percentuais e o nível de confiança, de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BA-02877/2020.


O cenário sinaliza o fim de uma era. Em 2008, Isaac Carvalho, um pernambucano de Petrolândia que deu certo em Juazeiro, se candidatou a prefeito pelo PCdoB e ganhou, em 2012 se reelegeu e em 2016 elegeu sucessor Paulo Bonfim, ex-garçom do Boi Preto.

Em 2018, com contas rejeitadas, Isaac se candidatou a deputado federal. Ganhou, com mais de 100 mil votos, mas não levou, porque a Justiça barrou. Ele brigou com o PCdoB, mudou para o PT e levou Bonfim. Lá se diz que quem manda na prefeitura é Isaac. E o prefeito atesta: ‘Ele é o líder. Sou liderado dele’.

Os outros — O grande adversário de Isaac seria o ex-prefeito Joseph Bandeira, que era do PT, mas rompeu depois que foi preterido em favor do próprio Isaac quando este ainda era PCdoB. Mas Joseph também se embaraçou com a Justiça, e quem se beneficiou com isso foi a vereadora Suzana Ramos

Viúva do ex-deputado Joroastro Ramos, o Zoró, cunhada do ex-prefeito Rivadávia Rivas, o Rivas, ela se tornou o desaguadouro dos insatisfeitos. O Coronel Anselmo, o terceiro, com o seu vice, o forrozeiro Targino Gondim, até tentou ser a terceira via, mas ficou difícil.

Rejeição

Quatro candidatos têm índices de rejeição próximos: Raffani (64%), Bomfm (62%), Capitão Moreira (60%) e Coronel Anselmo Bispo (57%). Breno tem uma rejeição menor que o grupo, de 46%, mas é também o postulante mais desconhecido - 28% dos entrevistados disseram não conhecê-lo bem o suficiente para opinar. Líder na pesquisa, Suzana tem também a menor rejeição (28%).

Os números apontam ainda, de maneira geral, que os candidatos são conhecidos pela população. Disseram não conhecer os dois primeiros colocados no levantamento apenas 1% dos entrevistados. O candidato do DEM só não é conhecido por 4%, enquanto 6% afirmaram não conhecer o postulante do Republicanos. Em relação ao candidato do Avante, 14% disseram o mesmo.

 


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem