AGRICULTURA: PRODUTORES UTILIZAM ABELHAS PARA AUMENTAR PRODUÇÃO DE MANGAS NO VALE DO SÃO FRANCISCO

 

As abelhas tanto aumentam a produção quanto melhoram a qualidade do fruto. — Foto: Reprodução/TV GR


Da:  Redação
Prof. Taciano Medrado

Os produtores de manga do Vale do São Francisco, em Pernambuco, estão colocando colmeias perto das plantações para aumentar a quantidade e qualidade das frutas. Outro benefício proporcionado pela união das abelhas e do fruto, é a produção de mel. A estratégia é chamada de consórcio de culturas.

Em uma plantação, com 12 hectares no N-3 do Perímetro Irrigado Nilo Coelho, os bons resultados têm sido constantes há cerca de dois anos. O segredo do sucesso são as 19 colmeias que ficam próximas das mangueiras

“Antes a gente trabalhava com fertilizante. Se a fazenda produzia 50%, hoje está produzindo cerca de 90% através da polinização, e nós não usamos mais fertilizante nenhum, só abelhas”, destaca o trabalhador rural, Jairo Francisco de Lira sobre aumento na produção de mangas

Na plantação do agricultor e apicultor, José Neuton da Silva, a expectativa é retirar 2.800 kg de mel em um ano. “As abelhas tanto aumentam a produção do fruto, quanto melhoram a qualidade. Ainda tem a produção do mel que aumenta nossa renda".

O quilo do mel é vendido por R$ 24 e o da manga, por R$ 1,40 no mercado interno. De acordo com o engenheiro agrônomo, Pedro Ximênes, o mel que as abelhas produzem a partir das flores da manga tem uma cor mais escura. O sabor e as propriedades também são diferentes.

“Ele é um mel com o doce mais suave, tem características bastante interessantes, rico em ferro e bactericida natural. Recomendamos que substituam o açúcar pela utilização de mel porque ele é mais natural para população”, diz.


Com informações do G1-    Petrolina


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS