GOVERNO EVACUA 2 MIL PESSOAS NO CEARÁ APÓS VAZAMENTO DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO


foto reprodução 

Da:  Redação
Prof. Taciano Medrado

Segundo o jornal tribuna do norte do Ceará, pelo menos 2 mil pessoas tiveram de ser evacuadas na madrugada deste sábado (22) nas imediações da Barragem jati, que fica no município de mesmo nome, na região sul do Ceará. Na sexta-feira (21), o rompimento de uma tubulação gerou vazamento na obra do Eixo Norte do Projeto Integração do rio São Francisco. A intervenção foi inaugurada recentemente pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Ainda na sexta, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) chegou a divulgar uma nota afirmando que a situação estava contida, no entanto, durante a noite, os habitantes que residem num raio de 2 km da barragem começaram a ser avisados da evacuação por meio de carros de som, segundo o jornal Folha de S. Paulo. Alguns também foram procurados diretamente em casa por profissionais da Defesa Civil e da operadora do reservatório.

Os moradores estão sendo levados para hotéis, pousadas e alojamentos na região. Outros, preferiram ir para casas de parentes e amigos que moram mais distante da barragem.

O MDR diz que a medida é preventiva e segue o Plano de Ação Emergencial do empreendimento. 

Na última quinta-feira (20), havia sido feito o acionamento das comportas do reservatório para que ele começasse a abastecer o Cinturão das Águas, que levará as águas do rio São Francisco até o Açude Castanhão, que abastece Fortaleza e outras cidades próximas. A operação ainda estava em teste.


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem