FALECIMENTO: MORRE AOS 90 ANOS O RENOMADO MEDICO E PROFESSOR ELSIMAR COUTINHO



Da:  Redação
Prof. Taciano Medrado

Uma das maiores referências em planejamento familiar do país, o médico baiano Elsimar  Metzker Coutinho, que estava internado com covid-19 desde 20 de julho, não resistiu à doença e morreu nesta segunda-feira (17). Inicialmente, ele deu entrada no Hospital Aliança, em Salvador, mas foi encaminhado para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Cientista pioneiro no desenvolvimento de anticoncepcionais femininos e na fabricação de implantes hormonais, Elsimar tinha 90 anos e deixa esposa, Tereza Coutinho, filhos e netos. Elsimar chegou a fazer hemodiálise e traqueostomia, e estava sob os cuidados do Dr. Roberto Kalil Filho.   

Formado nos cursos de Farmácia e Medicina pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), o médico tinha mais de meio século de carreira em pesquisa. Fundador do Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), no bairro da Federação, ele era autoridade mundial em tratamentos de infertilidade provocada por endometriose e miomatose. Quando estudante, Elsimar chegou a estudar nos EUA ao lado de George Corner, descobridor do hormônio feminino progesterona. 

Elsimar Coutinho era membro de 32 sociedades médicas e, só até o ano de 2000, havia participado de mais de 250 congressos como conferencista convidado. Ao todo, publicou mais de 350 trabalhos científicos, a maioria em revistas médicas internacionais como Nature, Endocrinology, Fertility and Sterility, American Journal of Obstetrics and Gynecology e Contraception. 




Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem