EDITORIAL : INIMIGOS OU ADVERSÁRIOS ?



Por: Taciano Gustavo Medrado Sobrinho 
Professor, Engenheiro, Administrador 


Estamos prestes a participar de mais um pleito leitoral, desta vez para prefeito e vereadores, e ao iniciar esse meu ponto de vista, primeiro faço a minha “mea culpa”, afinal também já cometi esse erro, mas como dizem os sábios são com eles que aprendemos crescemos, amadurecemos na vida. Sempre me questionei por que na política encaramos como inimigos aqueles a quem devíamos encarar como simplesmente adversários só porque divergem das nossas ideias e convicções ou interesses pessoais . 

Segundo a literatura a "política é o nome que se dá para a capacidade do ser humano de criar diretrizes com o objetivo de organizar seu modo de vida. Essa palavra também faz menção a tudo que está vinculado ao Estado, ao governo e à administração pública com o objetivo final de administrar o patrimônio público e promover o bem público, isto é, o bem de todos".

Certa feita em uma aula de ciências politica um professor  me disse que para o ato de governar, uma característica fundamental é a capacidade de mediar conflitos entre as pessoas. Sendo assim, o político deve conduzir sua gestão de forma a mediar os conflitos existentes na sociedade de forma a encontrar uma saída que seja boa para todos. Fico pensando se de fato esse professor estava certo ou apenas sendo um sonhador. 

A experiencia vivida nesse quase 60 anos de existência me provam o contrário. por que afirmo isso? pelos exemplos que nos apresentam. Lamentavelmente, não só em Juazeiro, na Bahia, no Brasil ou no mundo, o conceito de politica é outro totalmente equivocado, é ato de se promover a discórdia e gerar conflitos entres as pessoas . quantas amizades de décadas já foram destruída, quantos alunos e professores já jogaram na lata do lixo o respeito e a admiração reciproca que sentiam um para com o outro?  quantos irmãos primos, mães, pais e demais entes familiares se transformaram em inimigos por defenderem pessoas que sequer conviveram com eles um  dia das suas vidas? 

Somo seres humanos e como tal, somos frágeis, voláteis e susceptíveis  a erros, não somos perfeitos é certo, mas somos dotados de inteligencia algo só peculiar e privilegiado da raça humana e portanto também somos obrigados a agirem assim de forma racional (A razão, segundo a origem latina, vem da palavra ratio, que significa reunir, juntar, calcular). 

Se deixar levar pelos oportunistas que se intitulam "políticos" por terem  o malabarismo das palavras e da oratória na ponta da língua decorados de um algum texto ou doutrinado em alguma cartilha aliciadora de mentes, é ser fraco. Lembrem-se que esses ditos "políticos" navegam nos mares dos seus interesses se locupletando para conseguirem atingir seus objetivos mesquinhos, sem escrúpulos e remorsos . Eles não construíram com você ou sua família laços afetivos de amizades  ao longo de uma convivência, mas os enxergam como um  número a mais que será somado a tantos outros em uma estatística cruel que o levará ao poder  estando lá te chutam como cães sem donos . 

Espero que reflitam no que escrevi , resgate suas amizades perdidas e não perca mais nenhuma por causa de nenhum politico, eles não merecem esse seu sacrifico. 
Eu já comecei , e que Deus nos ilumine!



Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem